O código foi criado com 300 drones e enviava os utilizadores para o vídeo no YouTube da canção Never Gonna Give You Up, de Rick Astley, um dos memes favoritos da internet.
É um golpe de marketing practicamente saído de 2007. Uma empresa de produção de drones baseada em Forth Worth, no Texas, juntou-se ao criador de conteúdos digitais Jared Guynes, conhecido por ser o autor da série de eventos “Epic Nerf Battles, para trazerem de volta um dos memes favoritos dos internautas nos anos 2000.
Juntos, a empresa Sky Elements e Guynes criaram um código QR gigante no céu noturno da cidade texana de Dallas com 300 drones. Quando os utilizadores seguiam a ligação dada pelo código, eram levadas para o vídeo da canção Never Gonna Give You Up, de Rick Astley, no YouTube.
Esta partida nasceu em 2007 e ficou conhecida como “Rickroll“, ou seja, quando um utilizador é enganado e levado sem saber até ao vídeo do hit dos anos 80. A empresa pregou a partida em Dallas no dia 1 de Abril.
“É verdade, Dallas. Foram os primeiros a ver o primeiro rickroll com drones na história. Achei que fossem gostar”, escreveu Guynes numa publicação do Facebook.
A Sky Elements publicou um vídeo no YouTube onde mostra imagens dos bastidores de como o código QR foi criado com a disposição dos drones e também as reações dos habitantes da cidade.
“Depois de vermos o sucesso do nosso último código QR no South by Southwest, não podíamos deixar passar a oportunidade de pregar uma partida a toda a cidade de Dallas com um misterioso código QR”, revelou Preston Ward, piloto chefe da Sky Elements, sobre a ideia.
Esta não é a primeira vez que a empresa faz algo deste género, tendo já criado um código QR com drones que enviava os utilizadores para o seu site.