Após a candidatura única do Reino Unido e da Irlanda, a Rússia anunciou também estar interessada em ser o país anfitrião do Euro 2028 ou 2032.
Mesmo depois de ser banida de várias competições de futebol, a Rússia anunciou o seu interesse e, ao saber da notícia, a Turquia decidiu avançar também com uma candidatura, segundo o Expresso.
A Rússia fez uma proposta para receber o Campeonato da Europa de 2028 e mostrou-se interessada em alargar a candidatura para a edição do torneio de 2032.
O anúncio da Rússia chega numa altura em que o país está proibido de competir no futebol a nível internacional, em consequência das sanções aplicadas após a invasão da Ucrânia.
“A Federação Russa de Futebol planeia submeter propostas para receber o Europeu em 2028 ou 2032 e isto não é uma brincadeira“, afirmou Rustem Saimanov, membro do Comité Executivo da Federação, em declarações à agência TASS.
“A vida continua, estamos prontos e abertos, não devemos estar fechados para a UEFA e a FIFA. Já organizámos inúmeros torneios de alto nível. Vamos licitar e presumo que haja muito tempo, a situação vai mudar e vamos considerar todos os pormenores”, acrescentou Saimanov.
Embora o Mundial de 2018 tenha decorrido na Rússia, no último mês o país foi excluído de várias competições desportivas.
Os eventos que se iriam realizar na Rússia foram cancelados, os clubes perderam lugar nas competições internacionais, vários atletas foram banidos e a lista continua, não só no futebol.
No que diz respeito ao futebol, a FIFA retirou a seleção nacional masculina do play-off de qualificação para o Mundial no Catar e a UEFA baniu clubes e seleção nacional das suas competições.
Na altura, o país mostrou logo não estar de acordo com a decisão, recorrendo junto do Tribunal Arbitral do Desporto. Agora a Rússia volta a desafiar as decisões que têm sido tomadas desde o início da guerra.
“Não posso dizer que vá acontecer em 2028, mas muito provavelmente em 2032. Já pedimos para nos fornecerem os documentos necessários para estudar todos os requisitos e vamos esperar”, sublinhou Saimanov.
Até agora, a única candidatura em cima da mesa era a do Reino Unido e Irlanda, que tinham já a esperança de vencer por falta de comparência de qualquer outro país.
Mas desde que a Rússia se juntou na corrida, passou a haver três candidatos. Sabendo da decisão, a Federação de Futebol da Turquia disse que também se iria candidatar à organização do torneio de 2028.
É… afinal ainda há pouco fizeram lá uns Jogos Olímpicos como se nada tivesse passado anteriormente…
E Turquia, Arabia Saudita, Quatar, Dubai/Emirados, China, etc, etc, são outros sítios muito democráticos onde os líderes usam o dinheiro para se promover para promover e o seu regime, usando grandes eventos internacionais…
O único aspeto positivo que retiro desta notícia é de esperança no futuro próximo. Afinal Putin e a Rússia não querem acabar com o mundo.