Recusa de fornecimento de combustível deixa superiate de holigarca russo retido num porto da Noruega

1

Wikimedia

Vladimir Strzhalkovsky, empresário próximo de Putin e antigo vice ministro russo

Revendedores locais sugeriram à tripulação que abandonasse o porto através de canoas ou velas.

O super iate de Vladimir Strzhalkovsky, um milionário russo com fortes ligações a Vladimir Putin, está encalhado num porto do norte da Noruega, já que os comerciantes locais de combustível recusam-se a fornecer o combustível necessário para reabastecer a embarcação como sinal de condenação e oposição ao conflito na Ucrânia e simpatia pelas sanções impostas aos mais próximos do regime.

De acordo com o The New York Times, o iate tem mais de 68 metros de comprimento está disponível para viagens fretadas pela módica quantia de 525 mil dólares por semana. Na embarcação, atualmente no porto da cidade de Narvik, está também o capitão e uma tripulação de 16 membros. “Somos uma equipa de cidadãos ocidentais. Não temos nada a ver com o dono”, disse Rob Lancaster.

No entanto, este posicionamento não é suficiente para convencer, por exemplo, Sven Holmlund, um revendedor de combustível da cidade, que tem pouca simpatia por aqueles abordo do Ragnar. “Por que deveríamos ajudá-los?”, afirmou à NRK. “Eles podem remar até casa. Ou usar uma vela.”

Segundo o site Raw Story, Vladimir Strzhalkovsky é um antigo agente do K.G.B e fez fortuna através da mineração de níquel. A associação com Putin vai para além da amizade ou dos negócios, sendo Strzhalkovsky um antigo vice-ministro. Apesar do seu peso político e económico, o nome não consta na lista de indivíduos sancionados pela União Europeia. Como tal, muitos políticos noruegueses têm apelado ao governo do país que confisque a embarcação.

No entanto, as leis norueguesas impedem tal ação sem uma diretiva da União Europeia, organização a que a Noruega não pertence.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.