As autoridades de Lazio, região da Itália central com 5,7 milhões de habitantes e cuja capital é Roma, estão a oferecer 2 mil euros a quem estiver interessado em casar-se na região.
O jornal britânico The Guardian escreve que o objetivo é ajudar o setor dos casamentos a recuperar da pandemia de covid-19. Desde o surgimento do coronavírus, o número de casamentos em Lazio — e um pouco em todo o mundo — tem vindo a cair a pique.
Desde o início da pandemia, apenas 9 mil casais deram o nó em Lazio. Um valor significativamente inferior aos 15 mil casamentos registados só em 2019.
A iniciativa chamada “Em Lazio com Amor” não é destinada apenas para italianos, sendo que cidadãos estrangeiros também podem participar. Os interessados devem, assim, casar-se entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2022.
Os casais interessados devem apresentar um máximo de cinco recibos em gastos de serviços de casamento baseados em Lazio, como flores, locais e catering.
A região dedicou um plafond de 10 milhões de euros, que será usado para reembolsar os casais até ao fim de janeiro de 2023 ou até os fundos esgotarem.
“O esquema é necessário para apoiar um setor que sofreu muito com a crise económica”, disse Nicola Zingaretti, presidente da região de Lazio. “Fizemos o investimento significativo também de olho no setor do turismo, e com a consciência e o orgulho de nos podermos gabar de cada parte da nossa região, com muitos locais entre os mais mágicos e fascinantes do mundo graças a um património cultural inigualável”.