Ameaça geológica. Deslizamento de terra no fundo do Mar Vermelho pode desencadear um tsunami

2

(dr) OceanXplorer

Submarino a explorar a porção de terra no fundo do Estreito de Tiran

O Mar Vermelho esconde poderosas forças geológicas que poderiam colocar em risco as comunidades na costa do Egito e da Arábia Saudita.

Um deslizamento de terra aquático, que aconteceu há cerca de 500 anos no Mar Vermelho, produziu ondas de até 10 metros que atingiram a costa egípcia.

Agora, escreve o Science Alert, um estudo levado a cabo pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos, prevê que a instabilidade geológica da região possa produzir eventos ainda mais intensos no futuro e até mesmo tsunamis.

O investigador Sam Purkis olhou pela janela de um submarino a 900 metros de profundidade no Estreito de Tiran e, à luz da lanterna do veículo, observou um fosso de três metros de largura e oito metros de altura.

“Percebi imediatamente que o que estávamos a ver era o resultado de alguma força geológica, que tinha partido o fundo do mar“, contou Purkis, um geocientista marinho da Universidade de Miami.

Investigações posteriores acabaram por revelar que a formação íngreme era o resultado de um deslizamento de 30 metros de terra no fundo do mar, que terá desencadeado ondas de 10 metros de altura que atingiram a costa do Egito há 500 anos – tudo isto em apenas alguns minutos.

A porção de terra que “sobrou” no fundo do mar pode desabar, provocando um tsunami duas vezes maior do que o de há 500 anos. Este evento ameaça a costa povoada do Egito e da Arábia Saudita.

Segundo o portal, se a porção de terra no fundo do mar deslizar 50 metros, a cidade egípcia de Sharm El Sheikh seria atingida por ondas com até 21 metros de altura em apenas um minuto e meio. Com um deslizamento de 100 metros, as ondas alcançariam os 45 metros de altura.

O artigo científico com as mais recentes descobertas foi recentemente publicado na Geophysical Research Letters.

ZAP //

2 Comments

  1. “…resultado de um deslizamento de 30 metros de terra no fundo do mar, que terá desencadeado ondas de 10 metros de altura que atingiram a costa do Egito há 500 anos – tudo isto em apenas alguns minutos.

    A porção de terra que “sobrou” no fundo do mar pode desabar, provocando um tsunami duas vezes maior do que o de há meio século. ” in noticia comentada.

    * 500 anos não é o mesmo que meio século são 5 séculos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.