Morreu Fernando Rocha Andrade, antigo deputado pelo PS e secretário de Estado

Mário Cruz / Lusa

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Governante fez parte do grupo de representantes do PS que negociou o acordo com PCP, Bloco de Esquerda, eternizado como “geringonça”.

Fernando Rocha Andrade, antigo deputado do partido socialista e secretário de Estado, morreu esta quinta-feira, em Aveiro. Segundo o jornal Público, o governante de 51 anos foi vítima de doença prolongada. Rocha Andrade era natural de Coimbra, tendo-se formado naquela cidade em Direito.

Foi eleito deputado à Assembleia da República em 2015, pelo círculo de Aveiro, tendo integrado a Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, ao passo que entre 2015 e 2017 foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Mário Centeno. No entanto, saiu abruptamente do Governo na sequência do Galpgate, após ser constituído arguido pelo Ministério Público no âmbito das viagens pagas pela Galp a jogos da seleção nacional no Euro 2016.

O caso acabaria por ficar resolvido com o pagamento de uma multa. “Entendi que a continuidade em funções seria um fator de perturbação“, justificou na altura, citado pelo Público.

Fernando Rocha Andrade já integrou o Governo de José Sócrates, ocupando o cargo de subsecretário de Estado da Administração Interna – com António Costa como ministro da pasta. Foi também docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Ainda segundo o jornal Público, o governante fez parte do grupo que negociou o nascimento da assim eternizada “geringonça”, ainda que ceticamente. À data terá dito “o pior que eles podem fazer é aceitar“.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.