Apesar dos bons resultados no quarto trimestre, Portugal cresceu abaixo da média da UE em 2021

Miguel A. Lopes / Lusa

A economia portuguesa fechou o quarto trimestre de 2021 com um crescimento homólogo de 5,8%. Mesmo assim, Portugal ficou um pouco abaixo da média europeia em 2021, de acordo com os números preliminares do Eurostat.

Os dados preliminares do Eurostat, citados pelo Observador, mostram que o crescimento económico em Portugal em 2021 ficou abaixo da média europeia.

Os valores da União Europeia apontam para um crescimento de 5,2%, enquanto que o nosso país se ficou pelos 4,9%, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.

No entanto, Portugal já acabou o ano com um ritmo de crescimento bem mais acelerado, tendo ambas as taxas de comparação homóloga e de comparação em cadeia no quarto trimestre ficado acima da média dos 27.

Relativamente ao período homólogo, o quarto trimestre de 2021 trouxe um crescimento de 5,8%. O crescimento em cadeira de 1,6% do terceiro para o quatro trimestre destacou-se ainda mais nos dados internacionais porque a Europa tendeu a desacelerar no fim do ano passado.

Na zona euro, o PIB subiu 0,3% em média e em toda a UE chegou a um crescimento de 0,4%. Estes valores escondem as assimetrias entre os vários estados-membros, já que houve países como Espanha (2%), Portugal (1,6%) ou a Suécia (1,4%) que registaram subidas bastante maiores, enquanto que na Áustria (-2,2%), na Alemanha (-0,7%) e na Letónia (-0,1%) a economia teve uma quebra.

A comparação trimestral homóloga mostra, no entanto, que todos os países tiveram variações positivas. Neste parâmetro, Portugal também se destacou pela positiva, com um crescimento de 5,8% já avançado pelo INE, enquanto que a zona euro se ficou pelos 4,6% e a União Europeia não passou dos 4,8%.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.