Testes foram feitos sem passageiros a bordo, o que pode comprometer os valores anunciados pela empresa.
Os eVTOLS continuam a voar cada vez mais alto, impulsionados pelas empresas de tecnologias convencidas de que estes poderão ser os os meios de transporte do futuro. Na sexta-feira, uma Joby Aviation bateu o recorde de velocidade máxima alguma vez alcançada nos testes destes aeronaves, algo como 330 quilómetros/hora por hora, o que constitui também uma surpresa e uma vitória para a empresa da Califórnia, que almejava uma marca como 322 quilómetros/hora.
Em julho de 2021, a Joby Aviaton já havia anunciado que também tinha batido outro recorde no que respeita à distância percorrida pelo seu eVTOL, cerca de 249 quilómetros. Desta forma, a empresa está a levar estes meios de transporte para patamares nunca antes vistos e a contornar muitas dúvidas que muitos céticos apresentavam para a sua fase de comercialização e recepção por parte do utilizador comum.
A bola passa agora para o campo das empresas concorrentes da Joby Aviation, que tentarão certamente responder a estes valores – sempre a evoluir. Tal como aponta o New Atlas, em vantagem estão as que detém elevados orçamentos e dispõem de baterias nas suas aeronaves para o armazenamento de energia. Na realidade, pode ser mesmo preciso um eVTOL movido a hidrogênio para bater as marcas anunciadas – apesar de não existirem notícias de que já esteja a ser desenvolvida ou testada uma aeronave movida a esta tecnologia.
Ainda assim, vale a pena referir que os testes foram feitos sem passageiros nas aeronaves, o que as tornava mais leves e, consequentemente, mais rápidas (1814 kg) — os voos estavam a ser controlados à distância. Como tal, adicionar um piloto e quatro passageiros pode alterar significativamente os números de desempenho anunciados pela empresa, de quem aguardamos ansiosamente novas informações sobre o processo de desenvolvimento do seu S4.