As princesas afinal não foram felizes para sempre


No mundo real, a Sereia está presa no oceanário, Branca de Neve é mãe de 7 pequenos, Cinderela serve à mesa num bar, a Bela fez uma plástica e o Capuchinho Vermelho tem peso a mais.

Pior, a Bela Adormecida ainda não acordou.

Estes são alguns dos destinos menos felizes que tiveram afinal as princesas dos contos de fadas e das histórias da Disney, caídas em desgraça no mundo imaginado pela fotógrafa e artista conceptual Dina Goldstein na sua controversa colecção ‘Fallen Princesses‘.

A artista imaginou como seriam as princesas perfeitas com problemas reais que afectam as mulheres de todo o mundo, como a pobreza, obesidade, falta de auto-estima, casamentos infelizes, alcoolismo ou cancro, e fotografou dez cenários destinados a despertar diferentes respostas emocionais.

Nascida em 1969 en Tel-Aviv, Israel, e radicada em Vancouver, no Canadá, Dina Goldstein iniciou a sua carreira como fotógrafa e foto-jornalista aos 23 anos. Em 2010 focou o seu trabalho em arte conceptual, tendo recebido o prémio especial Arte Laguna em 2012.

Entrevistada pelo cargoh, Dina revelou que a ideia para esta série conceptual surgiu em 2007, altura em que a filha de 3 anos se começou a interessar por histórias de fadas e a mãe se encontrava a lutar contra um cancro. A série nasceu ‘de uma dor muito pessoal e alguma revolta pelos finais felizes que nos impingem desde a infância‘.

As fotografias de ‘Fallen Princesses’ foram tiradas em diferentes locais de Vancouver e a série ficaria completa em 2009, tendo passado relativamente despercebida até há poucos meses, altura em que ganhou espontaneamente ‘vida na internet’, gerando alguma controvérsia.

Segundo os críticos, as crianças devem poder sonhar e ter esperança num mundo melhor, e a colecção destrói gratuitamente a inocência da infância.

Dina Goldstein defende que está apenas a criar ‘os seus próprios cenários, o seu próprio mundo para as suas princesas‘ e que compete aos pais saberem a altura certa para explicar aos filhos que a vida não é um conto de fadas.

Mas, como diz Dina, talvez a colecção esteja a ter mais controvérsia do que merece. Se pensarmos que Cinderela era escravizada pelas irmãs, Rapunzel vivia fechada numa torre, e Branca de Neve foi expulsa de casa, perseguida por um amigo e envenenada por uma bruxa… talvez as princesas de Dina Goldstein não tenham agora uma vida muito mais infeliz do que antes.

AJB, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.