Numa fase em que só restam oito equipas no torneio, recordamos outros tempos. Uns mais antigos, outros nem por isso. Como seria o quadro final?
O Euro 2020 começou no dia 11 de junho e demorou praticamente duas semanas a ficar com 16 seleções nacionais, o número de equipas que iniciavam o torneio até 2012, desde 1996.
O Euro 2020 começou no dia 11 de junho e, três semanas depois, arrancarão os quartos-de-final; serão oito seleções nacionais, o número que iniciava o torneio até 1992, desde 1980 – o ano de estreia da fase de grupos.
Na véspera do início dos quartos-de-final, deixámos aqui um artigo que mistura história do Europeu com imaginação: se ainda estivéssemos noutros tempos e a prova ainda tivesse oito ou 16 seleções na fase final, quem teria conseguido a qualificação para o Euro 2020?
É imaginação porque, muito provavelmente, se o número de seleções apuradas fosse esse, e não 24, as equipas teriam jogado de outra forma na fase de qualificação.
Regresso ao torneio com 8 seleções
Comecemos por um imaginário Euro 2020 com oito seleções.
Na fase de qualificação os vencedores dos grupos foram: Inglaterra, Ucrânia, Alemanha, Suíça, Croácia, Espanha, Polónia, França, Bélgica e Itália.
Não, Portugal não venceu o seu grupo. Sabemos que já foi há algum tempo, no final de 2019, e provavelmente não nos recordamos, mas foi a Ucrânia a vencer o nosso grupo de qualificação.
Antes das imaginações, vamos a um facto interessante: das oito equipas que vão disputar os quartos-de-final, seis ficaram no primeiro lugar do respetivo grupo de qualificação. Ou seja, seis das oito seleções já iniciaram o seu bom percurso na fase de qualificação.
Agora, desses 10 vencedores de grupos de qualificação, colocámos na fase final imaginária os oito que tiveram pontuação maior – e aqui foi precisa alguma “ginástica” porque metade dos grupos tinha cinco seleções e outra metade contava com seis seleções.
Nos grupos com seis equipas, retirámos os pontos conseguidos frente ao último classificado e ficámos com estas seleções:
Euro 2020 com oito seleções
- Inglaterra
- Ucrânia
- Alemanha
- Espanha
- Polónia
- França
- Bélgica
- Itália
Cinco delas estão realmente entre as oito melhores: Inglaterra e Ucrânia vão defrontar-se, Bélgica e Itália também se vão encontrar, e ainda a Espanha. A Suíça também está nos quartos-de-final e também liderou o seu grupo de qualificação, mas não foi um dos oito melhores líderes.
Portugal num Europeu com 16
Agora dobramos o número de seleções na fase final deste torneio imaginário – uma realidade que está bem presente, já que só a partir da edição anterior (2016) é que 24 seleções tiveram direito a qualificar-se.
Os 10 vencedores dos grupos de qualificação, já mencionados, obviamente também se qualificariam.
Veremos quem foram os seis melhores segundos classificados. Sim, Portugal é um deles. Seria o terceiro melhor segundo classificado, entrando na fase final numa suposta 13.ª classificação entre 16 apuradas.
Países Baixos, Dinamarca, Áustria, Turquia e Rússia seriam os restantes presentes, entre os segundos classificados na qualificação. Só a Dinamarca ainda resiste na prova.
Euro 2020 com 16 seleções
- Inglaterra
- Ucrânia
- Alemanha
- Suíça
- Croácia
- Espanha
- Polónia
- França
- Bélgica
- Itália
- Portugal
- Países Baixos
- Dinamarca
- Áustria
- Turquia
- Rússia
Fechamos com uma curiosidade, que já pode ter reparado. Há duas seleções que vão estar nos quartos-de-final do (verdadeiro) Euro 2020 que nem conseguiriam a presença num torneio com 16 equipas: a República Checa e o País de Gales. Foram dois dos piores segundos classificados na fase de qualificação.