/

Tem dificuldade em adormecer? Há um truque simples que o pode ajudar

6

Dado que passamos cerca de um terço das nossas vidas a dormir, seria de esperar que já soubéssemos como adormecer. Mas, para muitos de nós, isso não é tarefa simples.

Luc P. Beaudoin, criador da aplicação para smartphones mySleepButton, garante ser capaz de acelerar o processo. O método é bastante simples e consiste, no fundo, numa forma de nos impedir de pensar em todas as coisas que nos mantêm acordados.

“Investigadores do sono descobriram que, à medida que as pessoas adormecem, vivenciam frequentemente imagens visuais e ‘micro-sonhos'”, diz Beaudoin, citado pela IFL Science.

“As diversas imagens que as pessoas imaginam podem ajudá-las a adormecer. Em contraste, continuar a pensar num modo verbal, analítico e de resolução de problemas pode atrasar o início do sono”, explica.

O método, ao qual Beaudoin chama “Cognitive Shuffle”, envolve imaginar objetos aleatórios, para manter a nossa mente afastada do pensamento analítico e verbal.

Depois de nos deitarmos, devemos pensar numa palavra aleatória e emocionalmente neutra para começar, que tenha pelo menos cinco letras. O exemplo que Beaudoin dá é “bedtime” – “hora de dormir”, em português.

A seguir, basta soletrar a palavra, e imaginar objetos que comecem com essa letra. Por exemplo: Biscuit, Eggs, Dad, Tea, Ink, Meals, Eagle.

O importante é não escolher palavras que estejam associadas a algo stressante.

Se chegar ao fim da sua palavra sem adormecer, basta passar para outra palavra e recomeçar. Caso não consiga pensar numa palavra que comece com uma certa letra, salte-a e passe para a letra seguinte.

De acordo com Beaudoin, ajuda pensar no contexto em torno da palavra. Por exemplo, se estiver a imaginar ovos, imagine-os a serem partidos numa tigela para preparar um bolo.

É importante notar que este método não foi submetido a revisão por pares, mas se estiver desesperado por dormir, vale a pena tentar.

ZAP //

6 Comments

    • “É importante notar que este método não foi submetido a revisão por pares, mas se estiver desesperado por dormir, vale a pena tentar.”

  1. Há uma forma mais simples e eficiente que a indicada e que eu utilizo desde há anos, com excelentes resultados. Sob a almofada tenho duas pequenas colunas de som ligadas a um leitor de MP3, com excelente música, de preferência sem cantorias e com o volume no mínimo, apenas o nível necessário para termos uma música suave de fundo.
    Convém que o leitor de MP3 permita programar o tempo de audiçáo. O meu permite 15, 30, 60 minutos ou permanentemente ligado. Está programado para 15 minutos e raramente é necessário o voltar a ligá-lo. Muito antes disso já se a dormir.
    Quando a meio da noite se acorda por qualquer motivo, a solução é voltar a ligar o leitor.
    Este método de ajudar a adormecer é também muito útil para aqueles que passaram por experiências de guerra ou de barulhos excessivos e ficaram com ligeiros silvos permanentes nos ouvidos. O som baixo da música ajuda a esquecer os ruídos auditivos internos, permanentes e aborrecidos, geralmente ouvidos com maior intensidade quando se está mergulhado num ambiente silecioso. Este método é mais eficaz e mais saudável do que ingerir comprimidos ou produtos para ajudar a dormir.

  2. Uma das melhores técnicas que já ouvi é fazer precisamente o contrário da finalidade que se pretende. A ideia é procurar manter-se acordado. Nunca repararam que quando uma pessoa faz um enorme esforço para se manter acordado para ver um filme, geralmente adormece?
    Se isso não resultar, apostem no vinho.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.