//

Dia de Portugal vai ter um eclipse solar. Fenómeno visível em todo o país

Amanhã (Dia de Portugal) vai ocorrer um eclipse anular do Sol. No entanto, em todo o território português será um eclipse parcial, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Um eclipse anular acontece quando a Lua cobre o centro do Sol, mas fica visível um anel da estrela.

“A sombra da Lua sobre a Terra, ou seja, a região onde o eclipse é anular, vai percorrer uma trajetória do Nordeste da América do Norte ao Nordeste da Ásia, atravessando a Gronelândia e oceano Ártico”, descreve o OAL, indicando que a duração máxima da anularidade é de três minutos e 48 segundos.

O eclipse será visível do Nordeste da América do Norte, passando pela Europa até ao Norte da Ásia e oceano Atlântico Norte.

Todavia, em todo o território português este eclipse será apenas visível como eclipse parcial, em que a Lua tapa parcialmente o Sol.

Na maioria do país, o eclipse parcial será mesmo “pouco percetível”, pois “as percentagens de área solar coberta são muito baixas, variando entre 4% e 10% no Continente e sendo de 30% nos Açores e de 6% na Madeira”.

O fenómeno irá começar no Porto às 9h48 e terminará às 11h33; em Coimbra iniciar-se-á às 9h48 e prologar-se-á até às 11h28; em Lisboa o início será às 9h47 e o final às 11h21; já em Faro começa às 9h51 e termina às 11h10.

Na Madeira o início será às 9h33 e o final às 10h54.

Nas diferentes ilhas dos Açores começará por volta das 8h23 e finalizar-se-á entre as 10h17 e as 10h23 (dependendo da ilha).

O OAL reforça que deverão ser tomados todos os cuidados aquando da observação do sol

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.