O acto de reciclar pode parecer algo recente. Porém, uma nova investigação indica que a reciclagem é feita pelos humanos há mais de 13.000 anos!
De acordo com um estudo, publicado no Journal of Archaelogical Science, os humanos pré-históricos reciclam os seus bens desde o Paleolítico Superior – altura para questionar se, no entretanto, os humanos tiveram algum bloqueio relativamente à reciclagem.
Cientistas da Universitat Rovira i Virgili identificaram ferramentas que tinham sido modificadas após a sua utilização inicial, indicando que, depois de usadas e de terem servido o seu propósito original, eram recicladas para cumprir outra finalidade.
A pesquisa baseia-se em artefactos queimados, encontrados em Moli del Sal, em Tarragona, Espanha.
“A fim de identificar a reciclagem, é necessário diferenciar as duas fases sequenciais de manipulação de um objecto: o momento antes, e depois, de ser alterado. Os dois são separados por um intervalo no qual o artefacto foi submetido a algum tipo de modificação”, explica Manuel Vaquero, citado pelo Phys.org.
Vaquero salienta que “esta é a primeira vez que um estudo sistemático deste tipo é realizado”.
O resultado da investigação indica que, apesar de as ferramentas especializadas – como instrumentos de caça – nunca terem sido feitas com produtos reciclados, ferramentas do dia-a-dia seriam criadas para um uso específico e, depois, reaproveitadas para um novo efeito.
Este aproveitamento terá sido, provavelmente, impulsionado pela necessidade de preservar os recursos disponíveis e permitir que as pessoas economizassem tempo e energia, utilizando ferramentas já disponíveis.
Os cientistas revelam que a identificação dos objectos reciclados foi possível através da observação de artefactos queimados, que mostram quando um item foi modificado após a sua função original.
CG, ZAP