/

Identificada nova espécie de gato dente-de-sabre, uma das maiores de sempre

(dr) Roger Witter

Machairodus lahayishupup

Usando técnicas detalhadas de comparação de fósseis, cientistas foram capazes de identificar uma nova espécie gigante de gato dente-de-sabre, que teria andado pela América do Norte entre há cinco e nove milhões de anos.

De acordo com o site Science Alert, o Machairodus lahayishupup é um dos maiores felinos já descobertos. Os investigadores estimam que poderia ter cerca de 274 quilos ou mais.

A equipa analisou sete espécimes fósseis, incluindo antebraços e dentes, que foram comparados com outras espécies para identificar o novo felino, tendo sido recolhidos de coleções de museus em Oregon, Idaho, Texas e Califórnia.

A idade e o tamanho dos fósseis deram aos cientistas um bom ponto de partida. De seguida, usaram imagens digitais e um software especializado para encontrar semelhanças entre todos (e diferenças para outras espécies).

Os antebraços analisados foram cruciais para estes gatos conseguirem matar as suas presas e o maior fóssil de antebraço ou úmero tinha cerca de 1,4 vezes o tamanho do mesmo osso de um leão dos dias de hoje. Os cientistas estimam que esta nova espécie poderia ter conseguido matar animais com quase três mil quilos.

“Acreditamos que estes eram animais que frequentemente abatiam animais do tamanho de bisontes. Era de longe o maior gato daquela época”, disse, em comunicado, Jonathan Calede, professor assistente da Universidade Estadual de Ohio e um dos autores do estudo publicado, a 3 de maio, na revista científica Journal of Mammalian Evolution.

Segundo o mesmo site, os rinocerontes teriam sido abundantes naquele tempo e podem ter sido animais que o M. lahayishupup caçava, bem como camelos e preguiças significativamente maiores do que os que vemos atualmente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.