“Adeus”. Divulgado vídeo que mostra tripulação do submarino que afundou a cantar

Após naufrágio do submarino indonésio, surgiu um vídeo gravado umas semanas antes, que mostra a tripulação a cantar alegremente a bordo do navio.

De acordo com a CBS News, o vídeo mostra alguns dos 53 integrantes da tripulação a cantar “Sampai Jumpa”, um sucesso indonésio cujo título significa “Adeus”. Um vídeo foi partilhado por Erix Soekamti, o cantor original de “Sampai Jumpa”.

“Mesmo não estando pronto para sentir a sua falta, não estou pronto para viver sem ti”, cantam os marinheiros. “Desejo tudo de melhor para ti”.

O comandante de submarino Heri Oktavian está entre os reunidos em torno de um marinheiro que dedilha uma viola.

O vídeo foi gravado como uma despedida do comandante do corpo de submarinos da Marinha, cujo sucessor assumiu o cargo no início de março, disse o porta-voz militar indonésio Djawara Whimbo, em declarações à AFP.

O submarino de fabricação alemã – um dos cinco da frota da Indonésia – desapareceu na manhã da quarta-feira passada, enquanto estava programado para fazer exercícios de treino de torpedo ao vivo em Bali.

Centenas de militares, aviões e navios foram mobilizados para localizar o KRI Nanggala 402, submersível de construção alemã com cerca de 40 anos – mas em boas condições, segundo a marinha.

As autoridades não deram explicações para o naufrágio, mas sugeriram que o submarino pode ter sido vítima de uma avaria que o teria impedido de vir à superfície.

No sábado, a marinha indonésia informou que tinham sido encontrados objetos do submarino, tendo assumido que se tinha passado “da fase de submersão para afundado” e sem esperança de encontrar sobreviventes.

No dia seguinte, os militares da Indonésia anunciaram que encontraram o navio em pedaços no fundo do mar, cerca de 792 metros de profundidade.

“Recebemos fotografias subaquáticas que foram confirmadas como partes do submarino, incluindo leme vertical traseiro, âncoras, corpo externo de pressão, leme de mergulho em relevo e outras partes do navio”, disse o chefe militar Hadi Tjahjanto.

“Com esta evidência autêntica, podemos declarar que o KRI Nanggala 402 afundou e todos os membros da tripulação estão mortos“, disse Tjahjanto.

Maria Campos, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.