TAP alarga ainda mais medidas voluntárias. Podem sair mais 600 pessoas

Elevado interesse de muitos funcionários levou a companhia aérea a criar uma fase intermédia, que começou no domingo e dura até sexta-feira, que pode levar à saída de mais 600 pessoas.

A TAP anunciou que vai lançar, a partir da próxima sexta-feira, um novo programa de medidas voluntárias direcionado para alguns trabalhadores. Mas agora, avança o jornal online ECO, os muitos pedidos extraordinários levaram a companhia aérea a criar uma fase intermédia, que vai durar toda esta semana, na qual qualquer funcionário se pode candidatar.

No sábado, o site Dinheiro Vivo, que teve acesso a um comunicado interno assinado pelo chairman e pelo CEO, apurou que 690 pessoas aderiram à primeira fase do programa voluntário de medidas laborais.

70% foram referentes a rescisões por mútuo acordo, 14% a trabalho em tempo parcial, 8% a passagens à situação de reforma, 6% a pré-reformas e 3% a licenças sem retribuição.

Terminado este período, a transportadora começou a aceitar pedidos de transferências para a Portugália, estando 45 candidaturas em análise. No entanto, escreve o jornal digital, este número não chega e, por isso, a TAP anunciou medidas mais direcionadas. Foi então que começou a surgiu um elevado interesse de outros funcionários, o que levou a empresa a alargar as medidas.

O ECO sabe que a empresa transmitiu aos sindicatos que pretende atingir a saída de mais 490 a 600 saídas, das quais 215 a 240 da manutenção, cerca de 115 na sede, entre 75 e 145 pilotos e cerca de 115 tripulantes.

De acordo com o mesmo jornal online, nas duas primeiras semanas depois da mudança para o horário de verão, os voos no aeroporto de Lisboa duplicaram, atividade que se deve sobretudo às viagens domésticas.

“O grande aumento em Lisboa (mais 96%) deve-se a vários fluxos, principalmente da TAP Air Portugal”, refere um relatório da Eurocontrol, acrescentando que, no geral, “o forte crescimento em Portugal (mais 74% nas últimas duas semanas), deve-se em um terço a tráfego doméstico e o resto a fluxos de/para o norte da Europa e Espanha. Metade operado pela TAP Air Portugal”.

O mesmo relatório mostra mesmo que a TAP foi a segunda transportadora na Europa que mais aumentou a atividade, só ficando atrás da Ryanair.

“O maior aumento foi da Ryanair (mais 327%), da TAP Air Portugal (mais 277%), da Vueling (mais 133%) e da Wizz Air (mais 104%)”, revelou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.