O Metro do Porto vai ter uma nova linha, entre a Casa da Música e Santo Ovídio, que vai obrigar à construção de mais uma ponte. No metro de Lisboa está a decorrer a “modernização de escadas mecânicas” e instalação de elevadores.
A nova linha do Metro do Porto vai obrigar à construção de mais uma ponte sobre o Rio Douro, disse esta quarta-feira o ministro do Ambiente no Parlamento.
“Realizaremos uma nova linha entre a Casa da Música e Santo Ovídio, no Porto, que obrigará à construção de uma nova ponte sobre o Douro”, explicou João Pedro Matos Fernandes.
Além disso, já “se encontram adjudicados os lotes para a extensão das linhas Rosa e Amarela, bem como visado pelo Tribunal de Contas se encontra o contrato para a compra de 18 composições, cujas entregas ocorrerão até 2024”, disse.
De acordo com o Jornal Económico, também na cidade invicta será construída uma “linha de Bus Rapid Transit (BRT) entre a Praça da Boavista e a Praça do Império, numa zona urbana consolidada do Porto”.
Já relativamente ao Metro de Lisboa, o ministro do Ambiente avançou que irá decorrer a expansão da linha vermelha até Alcântara, assim como o projeto de “rede de metro de superfície Odivelas-Loures”.
Também se encontram “adjudicados os lotes para as obras de expansão do Metro de Lisboa (dois lotes respeitantes à construção da Linha Circular e aos viadutos do Campo Grande) e de Modernização dos Sistemas de Sinalização”.
Matos Fernandes destacou ainda que no metro de Lisboa está a decorrer a “modernização de escadas mecânicas na estação do Rato, Avenida e Anjos, além da instalação de elevadores nas estações prioritárias da Cidade Universitária e de Entre Campos, obras que ficarão prontas este ano”.