/

Análise de ADN revela segredos dos gigantes lobos de “Game of Thrones”

Jon Snow e Ghost da série Game of Thrones.

O lobo pré-histórico retratado na série “Game of Thrones” é na verdade bem diferente daquele que existiu na realidade, revela uma recente análise de ADN.

Graças à série de sucesso “Game of Thrones”, o lobo pré-histórico tornou-se quase mítico. No entanto, foi um animal real que vagueou pelas Américas por pelo menos 250.000 anos, até que foi extinto no final da última era glacial, há cerca de 13.000 anos.

Enquanto na cultura popular o lobo pré-histórico é retratado como um predador gigante que caça nas paisagens do norte cobertas de neve, a maioria dos cientistas concorda que o lobo pré-histórica era um primo muito próximo do lobo cinzento – a espécie viva da qual o cão foi domesticado.

Um estudo publicado esta semana na revista Nature mostra que ambas as caracterizações estão erradas. Pela primeira vez, cientistas foram capazes de sequenciar o ADN antigo dos restos mortais do agora extinto lobo pré-histórico, revelando segredos sobre as suas origens e biologia.

Além do lobo cinzento, existem oito espécies semelhantes a lobos que estão vivas, incluindo o coiote, o mabeco e três espécies de chacal. Inicialmente, os investigadores esperavam que os dados genéticos confirmassem o que já era conhecido com base no tamanho e na forma dos seus ossos: o lobo pré-histórico era apenas um grande lobo cinzento ou um parente muito próximo.

Em vez disso, comparando o ADN do lobo pré-histórico com o de espécies vivas, descobriram que pertencia a uma linhagem desconhecida com 6 milhões de anos, que não era mais intimamente relacionada aos lobos cinzentos do que aos chacais ou ao mabeco. Isto sugere que a semelhança entre lobos pré-históricos e cinzentos pode ser apenas superficial.

As diferenças em “Game of Thrones”

Em contraste com a sua descrição em “Game of Thrones”, o registo fóssil do lobo pré-histórico mostra que ele viveu em áreas temperadas ou tropicais das Américas. O lobo cinzento, por outro lado, é frequentemente encontrado no Ártico ou em outras áreas de alta latitude, e todos aqueles encontrados hoje na América do Norte descendem de uma única colonização há cerca de 20.000 anos.

Em termos evolutivos, isto significa que as duas espécies podem ter-se encontrado apenas recentemente.

Embora os lobos cinzentos e pré-históricos compartilhassem o mesmo ambiente durante milhares de anos, os novos dados genéticos revelaram que eles não se cruzaram. Isto é surpreendente, dado que o cruzamento entre espécies semelhantes aos lobos tende a ser uma regra, e não uma exceção.

Os cientistas concluíram que o lobo pré-histórico deve ter estado geograficamente isolado por muito tempo para construir uma diferença biológica tão pronunciada que não poderia mais procriar com o lobo cinzento quando eles se encontraram novamente na América do Norte.

(dr) Mauricio Antón

Uma matilha de lobos pré-históricos alimenta-se, enquanto um par de lobos cinzentos se aproxima.

A ciência sugere que devemos imaginar o lobo pré-histórico como um animal muito diferente do lobo cinzento. Quando as duas espécies finalmente se encontraram, é provável que já tivessem desenvolvido comportamentos, dietas e aparências muito diferentes. Embora não tenhamos evidências sobre tecidos moles ou cor do pelo, o paleoartista Mauricio Antón representou-os mais como um cão-selvagem-asiático, também conhecido como dhole, com pelo curto, avermelhado e orelhas maiores.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.