/

O maior desfiladeiro do Sistema Solar “mora” em Marte. É 10 vezes maior do que o Grand Canyon

2

NASA/JPL/University of Arizona

Uma equipa de cientistas acaba de revelar novas imagens em alta resolução do maior desfiladeiro do Sistema Solar, Valles Marineris, localizado em Marte.

As imagens foram captadas pela câmara HiRISE, que chegou perto de Marte a bordo da nave espacial Mars Reconnaissance Orbiter, coordenada por uma equipa de cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, tal como escreve o portal Live Science.

O desfiladeiro marciano é quase dez vezes mais longo do que o Grand Canyon, localizado no estado norte-americano do Arizona, sendo também três vezes mais profundo do que esta formação rochosa. Estende-se por mais de 4 mil quilómetros ao longo do equador marciano, abrangendo quase um quarto da circunferência do planeta.

A equipa que opera a HiRISE – a câmara mais avançada já enviada para o Espaço – conseguiu através das suas imagens relatar algumas características do Planeta Vermelho, mas não se sabe ainda o que terá formado este enorme vale.

Ao contrário do Grand Canyon, é muito pouco provável que o desfiladeiro marciano se tenha formado ao longo de milhões de anos como resultado do movimento da água corrente na região, até porque Marte é muito quente e seco para ter acomodado um rio com dimensões suficientes para justificar.

Cientistas da Agência Espacial Europeia acreditam que a maior parte dos Valles Marineris foi capaz de se formar há mil milhões de anos, quando um super-grupo de vulcões próximo, conhecido como região de Tharsis, rompeu pela primeira vez o solo de Marte.

De acordo com os cientistas, à medida que o magma borbulhava sob este grupo de vulcões – que inclui o Olympus Mons, o maior vulcão do Sistema Solar – a crosta do planeta poderia facilmente ter-se “esticado” gradualmente, acabando por rasgar e culminando nos diversos vales que atualmente compõem o desfiladeiro marciano.

Sara Silva Alves, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.