Um tribunal alemão decidiu na passada sexta-feira que a Tesla não pode avançar com os projetos de construção na floresta junto de Grünheide, onde nascerá a primeira gigafactory europeia da empresa, porque este terreno abriga uma espécie protegida de lagartos que já iniciou o seu processo de hibernação.
De acordo com o Business Insider, o tribunal reconheceu que a empresa de Elon Musk tentou realocar os animais de forma segura para proceder aos trabalhos de construção, mas acabou por determinar a suspensão das obras porque muitos do animais já se encontravam no processo de hibernação.
Não se sabe ainda qual será o impacto a longo prazo desta decisão judicial nos projetos da Tesla em Berlim, mas a data de conclusão da fábrica, prevista para julho de 2021, poderá ter de ser ajustada.
Este não é o primeiro percalço na construção da gigafactory em Berlim: no início de dezembro, as autoridades alemães impediram a empresa norte-americana de limpar a mesma florestas para proteger espécies de cobras que também hibernavam.
Em novembro, vários conservacionistas alertaram que a fábrica vai devastar uma população de uma espécie de morcego local e vários grupos de defesa ambiental também se opuseram de forma clara à construção.
Pouco antes, em outubro, a empresa pública alemã WSE cortou o fornecimento de água nas instalações da Tesla em Grünheide devido à falta de pagamento das contas.
A Tesla está a construir nestas instalações a sua primeira fábrica na Europa perto da capital alemã, um projeto batizado de Gigafactory4 com o qual pretende produzir 500.000 veículos elétricos por ano, criando consequentemente de 12.000 empregos.