“Lavar as mãos”. Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas.

Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta quarta-feira (2), que coloca um tutorial da Direção-Geral da Saúde sobre a lavagem das mãos como o vídeo mais popular do ano em Portugal.

Como já é hábito nesta altura do ano, a plataforma divulgou a lista de vídeos que mais interesse geraram em vários países. Para isso, “analisou as várias formas de interação com os vídeos, que passam não só pelas visualizações, mas também por fazer gosto, por comentar, entre outras”.

Publicado a 17 de março, no início da primeira vaga de Covid-19 no país, o vídeo Técnica de lavagem das mãos encabeça a lista dos mais populares do ano, espelhando o interesse dos portugueses na pandemia. “A covid-19 foi e continua a ser a grande preocupação dos portugueses em 2020. Desde o início da pandemia que muito se fala nas várias formas de evitar o vírus, nomeadamente a correta e frequente higienização das mãos, em ambiente social e profissional“, aponta o YouTube.

Ao tutorial da DGS, segue-se o youtuber Filipe Neto com o primeiro vídeo de uma série dedicada ao popular jogo Minecraft. O top 3 fecha com o relato de Windoh acerca da sua experiência no programa A Máscara, estreado no início d ano na SIC.

Entre os 10 vídeos mais populares do ano em Portugal, encontram-se ainda os populares nome de Mafalda Creative – que foi a responsável pelo vídeo mais popular de 2019, uma paródia de Ariana Grande -, Wuant e D4rkFrame.

Destaque para o nono lugar: a única presença televisiva na lista diz respeito à participação de Cristina Ferreira, no programa da estação pública 5 para a Meia-Noite.

Português domina top musical

Dos dez vídeos de música mais populares em Portugal, apenas um corresponde a um tema que não é português. Em segundo lugar, Life is Good, de Future com a participação de Drake, fura a lista de nove títulos nacionais.

A encabeçar o elenco, o videoclipe Te Amo da dupla Calema.

A fechar o top 3, Te Gusta de Kevinho. O cantor brasileiro aparece novamente na quarta entrada da lista, desta feita em participação, na Festa de David Carreira. Chora Agora (Prod. Rusty) marca a presença do rapper Piruka, em quinto lugar.

Seguem-se ainda nomes como Soraia, Giulia Be e Matias Damásio.

Os 10 vídeos mais populares

1. Técnica de lavagem das mãos – Covid-19/DGS – Direção-Geral da Saúde

2. Felipe Neto Minecraft #1 – Felipe Neto

3. Cantei ao Vivo num Programa de TV! (A Máscara) – Windoh

4. 60 Days Build Millionaire Underground Swimming Pool House – Mr. Tfue

5. “Quarentena” – Paródia (Ouvi Dizer – Melim) – Mafalda Creative

6. The Comeback #osalto – Wuant

7. A Nova Casa dos Upload – Upload

8. Revelei a Minha Namorada *Voz Misteriosa* – D4rkFrame

9. Pressão no Ar – Cristina Ferreira: “Dá para ser um à tarde e o outro à noite?” – RTP5meianoite

10. Quem Tem a P*la Maior? C/ José Castelo Branco – Numeiro

Os 10 vídeos de música mais populares

1. Calema – Te Amo – KlassziK

2. Future – Life Is Good (Official Music Video) ft. Drake – FutureVEVO

3. Kevinho – Te Gusta (kondzilla.com) – Canal KondZilla

4. David Carreira – Festa ft Kevinho (Videoclip Oficial) – David Carreira

5. Piruka – Chora Agora (Prod. Rusty) – Piruka

6. Soraia x Lisandro – Bai (Remix) – KlassziK

7. Cocaína – Gson | Luccas | Kroa | Chris | Giovanni | Zara G | Xamã (Prod.Suaveyouknow)/Pnpl x VBlock – PineappleStormTV

8. Giulia Be – (não) era amor (video) – GIULIA BE

9. MC Niack – Oh Juliana (kondzilla.com) – Canal KondZilla

10. Rui Orlando, Matias Damásio – Peço Perdão – RuiOrlandoMusicVEVO

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.