/

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

(dr) Gabriel Ugueto

Ambopteryx

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores.

Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar e defender a sua sobrevivência, mas não conseguiam. Apesar de terem asas de morcego, estes animais não conseguiam voar – apenas deslizar entre as árvores. Esta é a conclusão de um recente estudo publicado no dia 22 deste mês na iScience.

Como eram incapazes de competir com outros dinossauros e espécies, os dinossauros acabaram por ser extintos. Yi e Ambocteryx viveram há 160 milhões de anos e, com menos de 1kg, são exemplos raros de dinossauros terópodes, um grupo que deu origem aos pássaros como conhecemos hoje.

“Estas duas espécies voavam tão mal que foram simplesmente ‘espremidas’“, disse, em comunicado citado pelo EurekAlert, o principal autor do artigo científico, Thomas Dececchi, professor de Biologia na Universidade de Mount Marty, nos Estados Unidos.

A maioria dos terópodes eram carnívoros, mas Yi e Ambopteryx sentiam-se em casa quando estavam nas árvores, vivendo à base de insetos e plantas. Apesar de não conseguirem voar e de planar não ser uma forma eficiente de voo, estar num ponto alto acabou por assegurar a segurança dos animais.

Esta descoberta confirmam que os dinossauros desenvolveram o voo de várias maneiras diferentes antes de os pássaros modernos evoluírem.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.