/

Crânios e esqueleto de cabra. Descobertos rituais funerários dos povos ibéricos do Neolítico

(dr) Universidad de Sevilla

Crânio encontrado na Cueva de la Dehesilla

Cientistas da Universidade de Sevilha, em Espanha, encontraram dois crânios humanos e vestígios osteológicos de uma cabra juvenil no sítio arqueológico da Cueva de la Dehesilla, em Cádiz. As descobertas revelam comportamentos funerários e rituais até então desconhecidos dos povos do Neolítico Médio.

Uma equipa de cientistas do Departamento de Pré-História e Arqueologia da Universidade de Sevilha, em Espanha, revelaram uma importante descoberta arqueológica no sítio de Cueva de la Dehesilla. O artigo científico foi recentemente publicado na PLOS One.

O EurekAlert detalha que os investigadores encontraram dois crânios humanos (de um homem e de uma mulher) enterrados ao lado de uma jovem cabra, no que parece ter sido um ritual funerário que ocorreu durante o período Neolítico Médio (4.800-4.000 a.C.), até então desconhecido na Península Ibérica.

“Esta descoberta abre novas linhas de pesquisa e cenários antropológicos, onde o sacrifício humano e animal pode ter sido relacionado a cultos ancestrais, rituais propiciatórios e orações divinas em festas comemorativas”, explicou o investigador Daniel García Rivero

Alguns aspetos dos crânios chamaram a atenção dos cientistas, nomeadamente uma parede que separava os crânios humanos e o esqueleto da cabra. Esta divisória pode estar  associada a um altar de pedra com uma estela e uma lareira. Do espólio fazem ainda parte vários vasos cerâmicos, alguns objetos líticos e restos de plantas carbonizadas.

“Esta descoberta reveste-se de grande importância não só pela sua peculiaridade, mas também por constituir um depósito ritual intacto e selado, o que constitui uma grande oportunidade para conhecer de forma mais detalhada os comportamentos funerários e rituais das populações neolíticas da Península Ibérica”, rematou Rivero.

Os investigadores sublinham que o registo funerário daquela época é escasso e sugerem que o estudo de todo o registo funerário deste período permite desenhar uma espécie de mosaico cultural em relação às tradições funerárias e rituais destas sociedade agro pastoris.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.