/

Não há clássicos nas primeiras três jornadas. FC Porto arranca I Liga com o Braga, Benfica visita Famalicão

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O FC Porto vai iniciar a defesa do título de campeão com uma receção ao Sporting de Braga, na primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol, em 20 de setembro, ditou o sorteio da prova esta sexta-feira realizado.

Já o Benfica, segundo classificado da última edição da I Liga, vai jogar no reduto do Famalicão, enquanto a estreia do Sporting, quarto colocado em 2019/20, acontecerá em casa, perante o Gil Vicente.

A I Liga arranca entre 19 e 20 de setembro e termina no dia 19 de maio de 2021.

A I Liga não terá qualquer clássico nas primeiras três jornadas do campeonato, informou a Liga de Clubes em comunicado, com o esclarecimento de todas as condicionantes para o sorteio do calendário, que decorre na sexta-feira.

“As equipas participantes nas fases de qualificação para competições europeias não podem jogar com os cinco primeiros classificados da I Liga da época transacta (1ª,2ª e 3ª jornada)”, pode ler-se. O Benfica vai disputar as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, assim como o Sporting, na Liga Europa. Nesse sentido, não poderá existir qualquer clássico nas três primeiras jornadas.

O Farense terá de disputar a primeira jornada do campeonato na qualidade de visitante, e a Belenenses SAD jogará a última jornada do campeonato também fora de portas.

A segunda metade da competição terá que ser um espelho da primeira, como é hábito em Portugal e rivais locais não poderão jogar, na mesma jornada, simultaneamente em casa ou fora de portas, depois de um acordo com as forças de segurança: FC Porto e Boavista, Braga e Vitória de Guimarães, Marítimo e Nacional, Benfica e Sporting, Gil Vicente e Famalicão.

Leiria recebe ‘final four’ da Taça da Liga nas próximas três temporadas

Leiria vai receber a ‘final four’ da Taça da Liga de futebol profissional nas próximas três temporadas, sucedendo a Braga como anfitriã da competição, anunciou a Liga de clubes.

A cidade foi a escolhida em detrimento do Funchal, na ilha da Madeira, e vai receber no Estádio Municipal a primeira das três edições da ‘final four’, entre 16 e 23 de janeiro de 2021, numa versão da prova com um formato excecionalmente reduzido devido à pandemia de covid-19.

O Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa foi um dos novos estádios construídos de raiz para a realização do Campeonato da Europa de 2004, mas não recebe jogos da I Liga portuguesa de futebol desde 2012, quando a União de Leiria foi despromovida administrativamente das competições profissionais.

No entanto, será a segunda vez que o Estádio Municipal de Leiria recebe a decisão da Taça da Liga, depois de em 2013/14 ter acolhido a final da sétima edição da prova, em que o Benfica venceu o Rio Ave, por 2-0.

A cidade de Braga acolheu a final da Taça da Liga nas últimas três temporadas, já no formato de ‘final four’, que tiveram como vencedores as equipas do Sporting (2017/18 e 2018/19) e Sporting de Braga (2019/20). Os estádios e cidades de Faro/Loulé (2007/08, 2008/09, 2009/10 e 2016/17), Coimbra (2010/11, 2011/12, 2012/13, 2014/15 e 2015/16) foram as outras cidades a receber a final da Taça da Liga nas suas 13 edições anteriores.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.