/

Depois de ser engolido, este besouro consegue escapar do intestino dos sapos

3

Alpsdake / Wikimedia

Pelophylax nigromaculatus

Ser engolido vivo por um sapo é uma sentença de morte para a maioria dos insetos, mas há uma espécie de besouro que escapa à regra.

Quando um sapo da espécie Pelophylax nigromaculatus foi presenteado com o besouro aquático Regimbartia attenuata, rapidamente o engoliu vivo. No entanto, a refeição acabou com uma reviravolta muito estranha.

O besouro conseguiu escapar pela extremidade traseira do sapo cerca de duas horas após a ingestão. Segundo o Scientific American, das 15 experiências realizadas, 14 besouros escaparam ilesos do reto do sapo e começaram a correr ao redor de um tanque de vidro.

A equipa de cientistas japoneses forneceu 13 outras espécies de besouros ao sapo, mas estas não tiveram a mesma sorte, o que significa que o R. attenuata pode promover a excreção para facilitar a sua fuga.

Este estudo, publicado recentemente na Current Biology, é o primeiro a relatar a fuga bem-sucedida de um inseto pelo reto do predador, através da estimulação do reflexo de defecação dos sapos.

“Dos besouros expelidos pelos sapos, 94,4% sobreviveram durante, pelo menos, duas semanas após a excreção”, disse Shinji Sugiura, ecologista da Universidade de Kobe. Após a excreção, alguns sapos voltavam a atacar novamente os besouros, enquanto outros nem sequer se aperceberam que os animais ainda estavam vivos.

“Usamos uma câmara  para registar o comportamento e ficamos muito surpreendidos ao ver as imagens do besouro a escapar da abertura do sapo”, contou Sugiura.

Apesar de serem necessárias mais investigações para entender de que forma os besouros incentivam os sapos a relaxar os músculos do esfíncter, os cientistas sugerem que os besouros usam as pernas para estimular o intestino do sapo.

ZAP //

3 Comments

  1. Realmente, não é a primeira vez que trocam os nomes às espécies nas notícias. Estou a lembrar-me de uma confusão entre uma osga e uma lagartixa! De facto, é preciso estar um pouco mais atento à taxonomia!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.