/

Exame ao sangue pode detetar cancro anos antes dos primeiros sintomas

Elza Fiúza / ABr

Uma equipa de cientistas chineses desenvolveu um teste que identifica vários cancros até quatro anos antes dos primeiros sintomas aparecerem.

De acordo com o jornal The Guardian, os investigadores dizem que o exame ao sangue não invasivo, chamado PanSeer, detetou cancro em 95% dos indivíduos que não apresentaram sintomas mas que, posteriormente, receberam um diagnóstico da doença.

“Demonstrámos que cinco tipos de cancros podem ser detetados através de um exame ao sangue baseado em metilação do ADN até quatro anos antes do diagnóstico convencional”, escreveu a equipa no estudo publicado, no dia 21 de julho, na revista científica Nature Communications.

Segundo o jornal britânico, para desenvolver o teste, a equipa usou amostras de plasma recolhidas de vários indivíduos na China entre 2007 e 2014. Foram usadas 414 amostras de participantes que não tiveram cancro pelo menos cinco anos depois da recolha do sangue.

A equipa também usou 191 amostras de participantes diagnosticados com cancro do estômago, colorretal, fígado, pulmão ou esófago nos quatro anos seguintes, assim como amostras de biobancos de 223 pacientes já diagnosticados com um dos cinco cancros.

Os resultados revelaram que o PanSeer sinalizou cancro em 88% dos participantes que já haviam sido diagnosticados e em 95% dos participantes que não tinham sido diagnosticados com cancro mas que, mais tarde, desenvolveram a doença. O teste identificou corretamente pessoas sem cancro 96% das vezes.

O estudo tem limitações, incluindo o facto de ser baseado num número relativamente baixo de amostras e o armazenamento não ser o ideal. A equipa também levantou preocupações sobre uma possível contaminação. Além disso, o teste não consegue identificar qual o tipo de cancro que cada pessoa tem.

Contudo, os cientistas envolvidos na pesquisa estão otimistas e vão continuar a fazer mais estudos para confirmar a fiabilidade deste teste.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.