/

Identificadas duas novas espécies de tubarões já extintas nos EUA

(dr) McWane Science Center

Dentes fósseis do tubarão Mennerotodus mackayi

Cientistas identificaram duas novas espécies de tubarões antigos a partir de fósseis encontrados no sudeste dos Estados Unidos.

De acordo com a revista Newsweek, os dois novos tubarõesMennerotodus mackayi e Mennerotodus parmleyi –, cujos fósseis datam entre 65 milhões a 35 milhões de anos, são parentes do tubarão-touro dos tempos modernos.

Os autores do estudo, publicado, a 22 de julho, na revista científica Fossil Record foram capazes de identificar os animais como novas espécies com base nas centenas de dentes que foram descobertos no sul do Alabama e no centro da Geórgia, nos Estados Unidos.

Segundo os cientistas, fósseis de tubarões do género Mennerotodus – todas as espécies estão extintas – só tinham sido encontrados na Europa e na Ásia.

O M. mackayi apareceu há cerca de 65 milhões de anos, logo depois da extinção em massa causada pelo asteróide que matou os dinossauros. “Com base no número de dentes recolhidos, era provavelmente uma das espécies mais comuns no antigo Golfo do México, nessa época”, disse Jun Ebersole, diretor de coleções do McWane Science Center e um dos autores do estudo.

Por sua vez, o M. parmleyi viveu há cerca de 35 milhões de anos e foi identificado a partir de centenas de dentes recolhidos de uma já extinta mina de caulinita no centro da Geórgia, que os cientistas pensavam, inicialmente, ter pertencido a duas ou três espécies diferentes.

“Tal como nos tubarões-touro, os dentes da frente destas espécies fósseis são muito altos e parecidos com caninos. Estes dentes, geralmente, projetam-se para fora da boca e eram perfeitos para o tubarão se alimentar de peixes, caranguejos, lulas e até outros tubarões”, acrescenta Ebersole.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.