Lula de 3 metros e 330 quilogramas deu à costa numa praia da África do Sul

Adéle Grosse

Uma lula de grandes dimensões deu à costa no passado dia 7 de junho na Golden Mile Beach, uma praia localizada na África do Sul.

O animal, que media três metros e pesava cerca de 330 quilogramas, é da espécie Architeuthis dux e foi encontrado já sem vida por Adéle Grosse, que passeava na praia, tal como conta a revista Newsweek.

“Inicialmente, só queria devolvê-lo ao mar. [Mas], observando de mais perto, foi possível ver que estava morta (…) Vê-la deixou-me sem fôlego. Honestamente, parecia um animal pré-histórico majestoso”, disse Grosse ao portal Live Science.

As causas da morte do animal não são ainda conhecidas.

“Tivemos grandes ondas na noite passada, e entendi que as ondas levaram esta bela lula para a praia nas primeiras horas da manhã. Procuramos marcas de mordidas ou outras lesões, mas não encontramos nada“, disse ainda Grosse.

A Unidade de Biologia Marinha de Iziko, na África do Sul, transportou a lula para a Cidade do Cabo, onde o animal foi submetido a medições e a outras análises de ADN.

No futuro, o animal vai para a coleção do Museu Iziko da África do Sul.

É raro. Na África do Sul, tivemos menos de uma mão cheia destes casos. Surpreendentemente, e apesar do nosso museu ter quase 200 anos, o nosso primeiro espécime de lula gigante que deu à costa remonta a 1972″, disse ao News24 Wayne Florence, biólogo marinho e curador de invertebrados marinhos do museu.

“Ao contrário da maioria dos animais grandes, as lulas crescem geralmente muito rapidamente e vivem apenas cerca de cinco anos (…) Com base na opinião de especialistas de outros espécimes maiores, este animal teria menos de dois anos”.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.