/

Cientistas teletransportaram informações entre dois microchips

1

(dr) kuleuvenblogt.be

Conceito artístico do entrelaçamento quântico de dois átomos

Uma equipa de investigadores da DTU Fotonik, na Dinamarca, teletransportou com sucesso informações entre dois microchips através do entrelaçamento quântico de dois fotões.

Os investigadores decidiram ignorar o método clássico e, em vez disso, teletransportaram informações de um chip de silício para outro utilizando um par de fotões entrelaçados mecanicamente.

Neste estado quântico emaranhado, qualquer mudança no estado de um fotão resulta imediatamente numa mudança semelhante no outro. Esta relação pode ser usada para trocar informações quânticas entre os locais para onde os fotões são enviados.

A longo prazo, esta abordagem poderá ser usada para desenvolver ligações à Internet completamente seguras.

De acordo com o comunicado, este estudo foi conduzido por quatro investigadores do DTU Fotonik, na Dinamarca, em colaboração com cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, e da Universidade de Pequim, na China.

No nosso chip, “os fotões funcionam como um sistema único, independentemente da distância. Quando medimos um fotão, determinamos o estado do outro. Dessa forma, conseguimos usar os fotões entrelaçados para transferir informações de um chip para outro”, explicou Davide Bacco, um dos quatro investigadores da DTU.

Segundo o Interesting Engineering, a física quântica já permite enviar mensagens muito secretas, uma tecnologia que ainda está nas fases iniciais do desenvolvimento. Ainda assim, isso não impediu algumas empresas de oferecer equipamentos para a troca quântica de chaves de criptografia.

No entanto, nestes casos é necessário um link direto de fibra ótica entre as duas partes que desejam enviar mensagens secretas, o que significa que há limitações físicas.

Para utilizadores que se encontram separados por centenas de quilómetros, o problema da distância pode ser resolvido com o uso do chamado “nó confiável”. No entanto, esta tecnologia torna a conexão mais lenta, mais cara e menos segura.

É por esse motivo que os cientistas estão empenhados em desenvolver uma infraestrutura mais segura e confiável para permitir a comunicação quântica entre um grande número de utilizadores. E é aqui que entra a recente demonstração de teletransporte quântico.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.