A guitarra usada por Kurt Cobain na mítica sessão “MTV Unplugged”, em 1993, vai a leilão este mês de junho.
A guitarra acústica que o vocalista dos Nirvana utilizou naquela que se tornaria uma das atuação mais conhecidas da banda, uma Martin D-18E, de 1959, vai estar em destaque no leilão “ícones da música”, que se realizará em Beverly Hills e ao vivo na Internet, no site da Julien’s, nos dias 19 e 20 de junho, segundo a leiloeira.
A banda de rock norte-americana cresceu muito rapidamente, entre a data de formação, em 1987, e o auge da fama, alcançado em 1991, tendo decorrido apenas dois anos desde esse momento até ao seu aparecimento no “MTV Unplugged”, a 18 de novembro de 1993.
Nesta atuação, Kurt Cobain escolheu a sua Martin D-18E, para pintar aquilo que a Rolling Stone apelidou de “o seu último autorretrato”. O músico morreu cinco meses depois.
A atuação acústica dos Nirvana nessa noite produziu um dos álbuns ao vivo mais vendidos de todos os tempos, “MTV Unplugged in New York”. Excertos desse álbum viriam a tornar-se as versões mais célebres e características das músicas dos Nirvana.
O álbum estreou-se em primeiro lugar na Billboard, nos Estados Unidos, e é consistentemente classificado entre os dez melhores álbuns ao vivo de todos os tempos.
O vocalista dos Nirvana era conhecido por esmagar guitarras em palco e causar estragos com instrumentos utilizados pela banda nas suas atuações ao vivo.
Em contraste, depois de conduzir a última música da sua atuação no “MTV Unplugged”, Kurt Cobain manteve a sua guitarra Martin D-18E com reverência e no final voltou a colocá-la cuidadosamente no seu suporte, deixando-a no centro do palco enquanto se afastava.
Uma vez que o leilão vai decorrer ao vivo na Internet, através da página da leiloeira, a guitarra poderá ser licitada pessoalmente ou online. De acordo com a imprensa internacional, o valor base de licitação da guitarra rondará um milhão de dólares.
A leiloeira especifica que a guitarra será vendida juntamente com o seu estojo original, decorado por Kurt Cobain com um folheto do álbum da banda de punk rock Poison Idea de 1990, “Feel the Darkness”.
A pega do estojo da guitarra tem também três talões de bilhetes de recolha de bagagem, juntamente com um autocolante da Alaska Airlines colado na mala.
O compartimento de armazenamento da mala contém também o pacote semi-usado por Cobain de cordas para guitarra Martin, três palhetas e uma bolsa de camurça decorada com três mini talheres de prata (uma colher, um garfo e uma faca).
// Lusa