/

Na época de Confúcio, a desigualdade de género já começava na infância

1

A análise a dentes com 2500 anos mostra que a desigualdade de género, durante a Idade do Bronze, na China, começava na infância.

De acordo com a agência Europa Press, os dentes provêm das planícies centrais da China e datam da Dinastia Chou, uma das primeiras dinastias chinesas, entre 771 e 221 a.C.

Os investigadores conseguiram mostrar os tipos e quantidades de vários elementos na dentina (tecido ósseo que forma a maior parte da estrutura dos dentes), incluindo carbono e azoto, dando mais informações sobre a vida e a dieta desta sociedade.

“Já sabíamos que esta época teve uma desigualdade crescente entre homens e mulheres. O que conseguimos descobrir é que estas diferenças também eram evidentes relativamente ao que as pessoas comiam e como cuidavam dos filhos”, explica Melanie Miller, investigadora do Departamento de Anatomia da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, e uma das autoras do estudo publicado, este mês, na revista científica American Journal of Physical Anthropology.

A análise a 23 indivíduos, de dois sítios arqueológicos distintos, mostra que os rapazes eram amamentados até aos dois anos e meio e quatro anos, e a introdução de alimentos sólidos, como trigo e soja, ocorreu um pouco mais cedo entre as raparigas.

“Para as duas comunidades que estudámos, a comida era um aspeto integral da identidade e um meio de diferenciação entre mulheres e homens. Descobrimos que as diferenças alimentares entre os sexos começavam na primeira infância e continuavam ao longo da vida”, acrescenta.

Segundo a agência espanhola, os homens continuavam a comer mais alimentos provenientes do cultivo tradicional, como milhete, enquanto as mulheres consumiam mais dos “novos” alimentos como o trigo e a soja.

A Dinastia Chou é um período muito importante na História da China, tendo sido a época em que apareceram intelectuais notáveis como Confúcio. E, mesmo assim, refere Miller, “vemos que algumas das primeiras formas de desigualdade social entre homens e mulheres surgiram durante esse período”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.