/

Encontrado túmulo milenar de príncipe com coleção de peças valiosas

Antiquity Publications / Pierluigi Giorgi

Em Corinaldo, perto da costa do Adriático, no norte da região italiana de Marche, a descoberta de um túmulo do século VII a.C. trouxe luz a diversos aspetos da Cultura Picena.

Os picentinos foram um povo itálico de mercenários que habitou esta região entre os séculos IX a.C. e III a.C., quando foram anexados pelo Império Romano. Esta descoberta da Idade do Ferro foi resultado de uma simbiose entre investigação académica e arqueologia orientada para a conservação do património em Itália.

As descobertas foram publicadas este mês no portal Cambridge.org. As escavações e posterior descoberta foram feitas por uma equipa multidisciplinar.

Arqueólogos determinaram que o túmulo remontaria provavelmente ao século VII a.C., e que foi construído para um príncipe picentino. Estudos preliminares mostraram que o local fúnebre cobria quase meio hectare.

No túmulo, arqueólogos encontraram uma extraordinária coleção de peças – um capacete de bronze, várias armas, diferentes recipientes de bronze e os restos de uma carruagem de guerra com rodas de ferro, testemunho inequívoco que o seu proprietário era membro da nobreza, nota a Sputnik News.

O túmulo estava rodeado por um fosso de 30 metros de diâmetro. Os restos mortais do príncipe não foram encontrados, e acredita-se que podem ter sido destruídos durante trabalhos agrícolas na área ao longo dos séculos.

Investigadores asseguram que se trata da única descoberta do género na região de Marche, no leste de Itália.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.