A Amazon, do empresário Jeff Bezos, abriu 25 supermercados nos Estados Unidos (EUA), cujas instalações não têm caixas registadoras.
Segundo avançou o TechCrunch, citado pelo Jornal Económico (JE), para fazerem comprar nestes supermercados, os consumidores têm que descarregar a aplicação ‘Amazon Go’. Depois, à entrada da loja, registar-se através de um ‘QR Code’ fornecido pela aplicação e, em seguida, iniciar o percurso pela loja.
A aplicação vai registando os produtos retirados das prateleiras pelos clientes, através de um cruzamento de dados com as câmaras das lojas. Esses itens são registados num carrinho de compras virtual que desconta o valor diretamente da conta do cliente assim que este sai da loja.
Além de evitar filas e um segundo processamento dos produtos escolhidos, este processo permite que os funcionários desses estabelecimentos comerciais fiquem encarregues de outras tarefas, como a reposição de produtos e a ajuda ao cliente.
Esta tecnologia já estava a ser usada pela Amazon através das suas lojas de conveniência. A empresa quer testar as capacidades da sua tecnologia e avaliar a viabilidade da criação de uma cadeia de supermercados.
Há muita gente que não tem telemóvel e mesmo não tem smartphone…..
É mais uma forma de ter acesso a dados pessoais por parte de uma empresa…
Não está obrigando quem quer que seja a ir a este mercado. Óbvio que um cadastro vai ser necessário , mas sempre com as cláusulas bem visíveis.