Pelo menos uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira numa universidade de Seattle, no noroeste dos Estados Unidos, informou a porta-voz do hospital local.
A mesma porta-voz, que falava à estação de televisão local Kiro TV, explicou que os feridos, incluindo um em estado grave, foram tratados no centro médico de Harborview após terem sido atingidos a tiro na Seattle Pacific University.
A polícia descreveu em conferência de imprensa que o autor dos disparos é um “homem branco de aproximadamente 26 anos que não é estudante do centro” e que este entrou no campus universitário armado e fez vários disparos.
Quando parou de disparar para carregar a arma, um estudante monitor daquele edifício recorreu a gás pimenta para, com a ajuda de outros alunos, imobilizar o atacante até à chegada da polícia.
As autoridades já terão detido um suspeito do tiroteio, que não é aluno da instituição, revelou a polícia local.
O detido foi identificado como sendo Aaron Ybarra, morador em Mountlake Terrace, Washington.
Apesar de num primeiro momento a polícia ter revelado procurar um segundo suspeito, mais tarde a informação foi retificada e os agentes disseram não terem mais nenhum suspeito além do jovem que foi detido.
A vítima mortal do ataque é um jovem de 19 anos enquanto o ferido grave é uma mulher de 20 anos que teve de ser sujeita a uma intervenção cirúrgica.
Os restantes feridos são dois homens, de 22 e 24 anos, um dos quais não tem ferimentos de bala e estão fora de perigo.
/Lusa