Esta semana podem “chover” iguanas congeladas na Florida

Esta semana, o Serviço Nacional de Meteorologia da Florida (NWS), nos Estados Unidos, alertou para chuva e frio – e para as iguanas que podem cair das árvores.

As iguanas são répteis e têm sangue frio. Expostas a temperaturas, os animais podem mesmo congelar. O Serviço Nacional de Meteorologia da Florida (NWS) emitiu um alerta: os animais podem cair das árvores, mas não estão mortos.

O fenómeno não é novo e tem vindo a ser recorrente nos últimos anos, mas o NWS decidiu lembrar o caso devido à descida abrupta das temperaturas esta semana.

De acordo com a CNN, a “chuva” de iguanas traz ainda outro perigo. Os animas são grandes, podendo os machos atingir metro e meio de comprimento, por isso, pode ser perigoso se caírem em cima das pessoas.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, as iguanas são uma espécie invasora na Florida e podem ser um incómodo quando não estão congeladas. Os animais podem danificar as estradas e passeios, cavando pequenas tocas e deixando os seus excrementos dentro das piscinas. Porém, quando o inverno chega, é preciso salvar os répteis.

Frank Cerabino, colunista do Palm Beach Post, escreveu um artigo no ano passado em que lembrava que a iguana que aparecia no quintal não era “amiga da casa”, mas que quando a viu congelada na piscina não conseguiu deixá-la lá. “Retirei o corpo da água e ela ficou de costas no pátio ao lado da piscina. Decidi dar-lhe uma oportunidade de lutar”, escreveu.

Por outro lado, não é aconselhável tocar diretamente nas iguanas congeladas. Especialistas alertam para o facto de os répteis se poderem sentir ameaçados, uma vez que não estão mortos.

“Como qualquer animal selvagem, vai tentar defender-se”, referiu Kristen Sommers, da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Florida, em declarações ao The Washington Post no ano passado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.