Monárquicos brasileiros querem restaurar o seu domínio. E veem em Bolsonaro um aliado

16

Marcelo Camargo / ABr

Embora a monarquia tenha sido foi derrubada no Brasil em 1889, após 400 anos de governo, a ascensão do conservadorismo introduzida pelo Presidente Jair Bolsonaro encoraja aqueles que sentem que o sistema republicano destruiu o país a pedir a restauração do domínio monárquico.

Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança e Wittelsbach tem um nome real, mas não uma coroa. Dom Bertrand é o bisneto de Pedro II, último imperador do Brasil, cujo avô, o rei João VI, fugiu para o Brasil com a corte portuguesa em 1807, para escapar de Napoleão.

“Um retorno ao governo monárquico é a única maneira de governar o Brasil”, disse ao OZY Dom Bertrand ou, como pode preferir ser conhecido, o Príncipe Imperial do Brasil, herdeiro do trono extinto. “Na república há, frequentemente, esquizofrenia”, considerou.

Dom Bertrand, com 78 anos, é visto por muitos brasileiros como o rei em espera do país. O irmão mais velho – com quem divide uma casa arrendada em São Paulo, repleta de retratos de monarcas da família, lembranças reais e relíquias católicas – tem 81 anos.

Nos últimos meses, o advogado tem estado socialmente mais ativo. Abriu uma conta no Twitter, onde conquistou 20 mil seguidores em duas semanas. Um dos primeiros foi Eduardo Bolsonaro, congressista e filho mais novo do Presidente.

“O movimento monárquico cresceu enormemente: há um círculo monárquico em todos os estados brasileiros”, indicou Dom Bertrand, sem fornecer números.

No Facebook existem atualmente várias páginas dedicadas à restauração da monarquia: a Pró Monarquia possui 97 mil seguidores; a Monarquia Brasil 69 mil e o Movimento pela Restauração da Monarquia no Brasil tem 54 mil. “É espontâneo. É porque o povo brasileiro é conservador”, explicou Dom Bertrand.

Twitter

Dom Bertrand

Em 2019, durante um almoço para fãs da monarquia realizado num clube privado de São Paulo, o irmão mais novo de Dom Bertrand, Dom Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança, disse: “Votei em Bolsonaro e ainda vou votar nele, os seus valores estão ao lado dos nossos”.

Sobre a mesa encontrava-se uma bandeira imperial do Brasil, em papel – também verde e amarela, mas com o casaco de armas do Império do Brasil no centro, substituindo o lema “Ordem e Progresso”, desprezado pelos monárquicos. No lado de fora do edifício estava pendurada outra, mas de tecido.

“Nós, os monárquicos, temos que apoiar o atual governo”, frisou Dom Bertrand, acrescentando que estão alinhados com a postura pró-arma e anti-aborto de Bolsonaro, garantindo que, tal como o Presidente, são céticos em relação às mudanças climáticas.

E indicou: “Conheço alguns ministros que são amigáveis ​​à monarquia, mas não podem se declarar monárquicos”.

O livro Environmentalosis Psychosis, da sua autoria, foi citado por Bolsonaro em conferências internacionais como forma de desafiar as preocupações com a desflorestação da Amazónia. No obra, Dom Bertrand classifica as mudanças climáticas como a “verdadeira conspiração contra a civilização ocidental e cristã”, criticando a ativista Greta Thunberg.

Para Dom Bertrand, os dois processos de ‘impeachment’, uma série de escândalos de corrupção e uma recessão brutal provam que o sistema republicano prejudicou o Brasil. Mas, por outro lado, também deu origem a Bolsonaro e a um espírito monárquico revigorado, que é disseminado através das redes sociais.

“Os monárquicos levantam-se após momentos de graves crises, tentando tirar proveito das fraquezas institucionais do Brasil”, esclareceu ao OZY um historiador brasileiro, que preferiu manter o anonimato.

O sobrinho de Dom Bertrand, Luiz Philippe de Orléans e Bragança, licenciado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos (EUA), colaborou para a eleição de Bolsonaro, no ano passado.

Depois que Fernando Collor de Mello foi impugnado como Presidente, em 1992, o Brasil realizou um referendo para decidir a forma de governo e 10,3% dos que votaram (quase 6,8 milhões de pessoas) disseram que queriam um regime monárquico.

Uma pesquisa de 2017 mostrava que o apoio à monarquia permaneceu estável ao longo dos anos. O relatório revelava que 10,7% dos entrevistados eram favoráveis ​​ao retorno da família real, enquanto 84,5% eram contra.

A monárquica Carla Zambelli, uma das congressistas mais próximas de Bolsonaro, escreveu no Twitter: “A longo prazo, devemos mudar para um sistema parlamentar e estabelecer que o chefe de Estado seja um monarca. O sistema monárquico é bom por uma razão: o monarca não está preocupado com a próxima eleição. Ele sempre se preocupará mais com a próxima geração, algo que a maioria dos políticos hoje não se importa”.

No entanto, para Paula Vedoveli, historiadora da Fundação Getúlio Vargas, o governo real continuará a ser algo do passado. “Pode ser atraente para alguns, mas não há nenhuma condição para voltarmos a uma monarquia”, sublinhou.

ZAP //

16 Comments

  1. Pois não nos faltava mais nada! Entretanto, tenho uma sugestão: Tornamos independentes os estados do Rio de Janeiro; Maranhão; Bahia ; Piauí e Alagoas e entregamos aos imperiais como capitanias (não hereditárias, obviamente). Tem dez anos para mostrar sua “capacidade” e encaminhar tais estados pequenas potencias organizadas, economicamente sustentáveis, seguras e livres de corrupção. Seguindo a constituição vigente.

    • Eu tenho outra ideia. O Brasil volta a integrar Portugal e nós enviamos para aí alguns dos nossos melhores políticos como o Sócrates, o Vara, o Isaltino, o Valentim e muitos outros de qualidade. Ainda assim ficavam mais bem servidos do têm estado nas últimas décadas… ou não…

    • Entretanto estive a pensar melhor é não é preciso que o Brasil volte a ser território Português. Nós enviamos os nossos políticos de qualquer maneira

    • Meu caro, apesar de tantas críticas que fazem às capitanias hereditárias, esse sistema ajudou a criar raízes e a garantir as nossas fronteiras!
      Graças a monarquia, hoje o Brasil é um país continental!
      Nós monarquistas não somos separatistas!
      Somos patriotas e queremos o nosso país unido!

  2. Bolsonaro “conversador” kkkk.
    Monarquia em banolância!
    O que esses auto proclamados monarcas desejam, além de servidão e privilégios?

  3. Olha sobre essa pesquisa ai está errado hoje tudo aponta para uma volta da monarquia.
    Foi feita uma pesquisa em 2018 o resultado foi que 78% era favorável a monarquia!
    VIVA A MONARQUIA FORA REPÚBLICA!

  4. Sobre essa Paula Vedoveli ela deve ser republicana e claro que tem condições do Brasil voltar a ser uma monarquia, exemplos? Roma viveu 500 anos com uma república e se tornou uma monarquia, Holando foi fundada por uma república e dps se tornou uma monarquia!
    #VivaaMonarquia#VoltaMonarquia

  5. É patético que esses republicanos não tenham a minima coragem de pesquisar e ver que a monarquia só iria trazer beneficios. A Monarquia mesmo sendo um sistema diferente, ainda sim consegue ser melhor que a republica. Em 400 anos de governo presidencialista, o Brasil conseguiu afundar mais e mais com presidentes corruptos. Realmente, tenho muita vergonha de morar aqui, de ter nascido aqui, pois a maioria da sociedade da qual faço parte não tem a minima noção do que está acontecendo embaixo de seus narizes, estão completamente cegos sendo enganados e roubados a cada segundo, e continuam mesmo assim apoiando esses ladrões. Do que adianta ser um país democratico, mais que não sabe udar isso ao seu favor? Vocês republicanos tem mais é que pararem de serem ignorantes e começar a ver a queda do desenvolvimento do seu país em 500 anos de existência. Se continuarmos assim, nos tornaremos pessoas de um país pobre e ignorado pelo meio governamentista. Na época do império, nós tinhamos um dos melhores IDH’s, a 2° melhor frota de exército do mundo, um dos melhores governos (sem corrupção) entre outras coisas. Pobre Dom Pedro III viu seu império morrer para ser substituido por uma republica que já se mostrava anti-democrática no seu inicio. É realmente triste ver que seu país já foi um dos melhores do mundo, e agora não passa de mais um do 197 existentes. Já está na hora de vocês republicanos enxergarem isso também!

  6. Restaure a ordem. Restaure o império do Brazil. Único governo que deu certo no país. Desafio alguém me provar se teve algum governo republicano melhor que o governo imperial principalmente o segundo reinado. Desafio alguém me provar se teve algum presidente melhor chefe de Estado do que o nosso imperador Dom Pedro II.

  7. Então significa que hoje em dia a monarquia está com mais força de voltar?
    Vc disse que em 2018 era 78%, mas e hoje em dia? 2020?
    Está realmente maior do que antes?

  8. A Historiadora da fundação Getúlio Vargas kkkkk não há nenhuma condição de o Brasil continuar como uma república. VOLTA MONARQUIA.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.