/

Foi descoberto o esboço mais antigo da cidade de Veneza

Uma investigadora da Universidade de St Andrews, no Reino Unido, descobriu o esboço mais antigo já conhecido da cidade de Veneza, datado do século XIV.

De acordo com o comunicado da universidade britânica, o desenho faz parte de um manuscrito escrito por Niccolò da Poggibonsi, um peregrino italiano que viajou para Jerusalém entre 1346 e 1350.

O esboço feito a caneta foi descoberto, em maio de 2019, por Sandra Toffolo, investigadora especialista na história de Veneza e do Renascimento, enquanto fazia a sua pesquisa na Biblioteca Nacional Central de Florença.

Quando descobriu a imagem, Toffolo percebeu que esta vista da cidade de Veneza precede todas as outras anteriormente conhecidas, com exceção de mapas e portulanos. Segundo a mesma nota, até esse momento, o mapa existente mais antigo de Veneza tinha sido feito por Fra Paolino, um frade franciscano da cidade que data de 1330.

Para ter a certeza de que o seu palpite estava certo, a investigadora passou vários meses a verificar se o desenho do peregrino é realmente a mais antiga vista de Veneza, tendo consultado inúmeros livros, manuscritos e artigos.

Toffolo também notou que o esboço tinha várias alfinetadas no manuscrito original, indicando que o esboço foi amplamente divulgado. Esta técnica era usada para copiar imagens: os editores costumavam fazer alfinetadas no papel e peneirar o pó pelos orifícios, transferindo o contorno da imagem para uma nova página.

“A presença dessas alfinetadas é uma forte indicação de que esta vista da cidade foi copiada. De facto, existem várias imagens em manuscritos e em livros que são claramente baseadas na imagem do manuscrito”, explica a investigadora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.