/

A nossa temperatura corporal está mais fria desde o século XIX

Embora a temperatura corporal possa variar, há anos que se considera que a temperatura média do corpo humano é de 37ºC. Este número foi estabelecido em 1851 pelo médico alemão Carl Wunderlich, mas, de acordo com um recente estudo, esta não é a temperatura média de um indivíduo saudável.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, quis perceber se a falha nos cálculos do médico alemão Carl Wunderlich eram o resultado da uma metodologia inadequada ou se a nossa fisiologia se alterou ao longo do tempo.

Os investigadores analisaram a temperatura corporal de um paciente saudável em diferentes momentos da História e os resultados do estudo, publicado no dia 7 deste mês na eLife, mostram que o médico sabia o que estava a fazer. A mudança na nossa fisiologia é a responsável.

Os cientistas analisaram uma base com dados de 24.000 veteranos do Exército da União, recolhidos depois da Guerra Civil dos Estados Unidos, no século XIX. Além disso, analisaram um estudo que envolveu 15.000 participantes norte-americanos, com dados recolhidos nos anos 70 do século XX, e ainda registos de dados clínicos de 150.000 estudantes da Universidade de Standford, no anos 2000.

No total, os cientistas tinham em mãos meio milhão de dados, com um espaço temporal de mais de um século entre o mais antigo e o mais recente, adianta o Hipertextual.

Depois de cruzarem todos os dados, a equipa conseguiu verificar que a temperatura corporal em pessoas saudáveis variou durante o período de tempo analisado.

Os homens nascidos em 2000 apresentavam uma temperatura corporal média de 0,59ºC mais baixa do que os veteranos de guerra. Algo semelhante aconteceu nas mulheres: desde a última década do século XIX até ao presente, a temperatura corporal diminuiu 0,32ºC.

Os cientistas não sabem o motivo desta variação na nossa temperatura corporal. Ainda assim, Julie Parsonnet, principal autora do estudo, aponta para as mudanças que ocorreram no nosso ambiente ao longo de todos estes anos – desde a temperatura das habitações até ao contacto com diferentes microrganismos.

Além disso, tendo em conta que as condições de higiene melhoraram e que os alimentos são mais seguros, é natural que o nosso sistema imunológico não continue igual. A febre é o resultado da batalha das nossas defesas com possíveis patógenos. Ora, se estes não entram em contacto connosco, é natural que a temperatura não aumente tanto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.