/

Cientistas descobriram os primeiros dinossauros bebés na Austrália

(dr) James Kuether

Representação artística de um dinossauro ornitópode

Uma equipa de cientistas descobriu os primeiros dinossauros bebés da Austrália. Alguns dos ossos encontrados são tão pequenos que, provavelmente, provêm de animais que morreram enquanto ainda estavam nos ovos.

Claramente tolerantes ao clima, os dinossauros conseguiram prosperar desde as latitudes equatoriais até às polares. Um novo estudo, levado a cabo por paleontólogos do Centro de Pesquisa em Paleociências da Universidade da Nova Inglaterra e do Centro Australiano de Opalas em Lightning Ridge, descobriu os primeiros dinossauros bebés da Austrália.

De acordo com o Tech Explorist, a equipa encontrou ossos de dinossauros bebés em vários locais ao longo da costa sul de Victoria e perto da cidade de Lightning Ridge, no interior de New South Wales.

Alguns dos ossos descobertos eram tão pequenos que os cientistas acreditam que, provavelmente, morreram enquanto ainda estavam dentro dos ovos. O artigo científico foi recentemente publicado na Scientific Reports.

Análises detalhadas sugerem que os ossos são de dinossauros ornitópodes de corpo pequeno, que podiam pesar aproximadamente 20 kg em idade adulta. Porém, os dinossauros bebés tinham apenas 200g quando morreram, mais leves do que um copo de água.

A equipa não encontrou os ovos para estimar a idade dos dinossauros, mas usaram anéis de crescimento nos ossos, semelhantes aos anéis de um tronco de uma árvore, para determinar a idade do animal.

“Normalmente, a idade é estimada pela contagem de anéis de crescimento, mas não conseguimos fazê-lo com os dois espécimes mais pequenos, que perderam todos os seus detalhes internos. Para contornar esse problema, comparamos o tamanho dos ossos com o tamanho dos anéis de crescimento dos dinossauros vitorianos. Essa comparação coloca-os num estágio inicial de crescimento, provavelmente antes ou muito próximo de eclodir“, explicou Justin Kitchener, que liderou o estudo.

“Temos exemplos de dinossauros do tamanho de crias perto do Polo Norte, mas esta é a primeira vez que vimos este tipo de animal no hemisfério Sul“, acrescentou Phil Bell, que participou na investigação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.