/

Acreditar em teorias da conspiração pode deixá-lo um passo mais próximo de cometer um crime

2

Pessoas que acreditam mais facilmente em teorias da conspiração são mais propensas a praticar pequenos delitos em comparação com as pessoas que não acreditam.

As teorias da conspiração tendem a fascinar uma grande variedade de pessoas. De tão surpreendentes ou bizarras, estas teorias têm a combinação de fatores que nos deixa curiosos e intrigados. No entanto, um novo estudo revela que pode haver um lado mais sombrio nas pessoas que tendem a acreditar mais facilmente nelas.

Uma investigação realizada por psicólogos da Universidade de Northumbria sugere que as pessoas que acreditam em teorias da conspiração são mais propensas a cometer um pequeno delito. O estudo foi publicado este ano na revista científica British Journal of Social Psychology.

“As teorias da conspiração podem afetar as crenças e os comportamentos das pessoas de maneiras significativas. Por exemplo, o nosso trabalho anterior mostrou que podem influenciar decisões sobre questões importantes, como alterações climáticas e vacinação”, começou por dizer o autor principal do estudo, Daniel Jolley.

“É plausível, no entanto, que as crenças em teorias da conspiração também possam alterar as nossas perceções de normas sociais e sinalizar que comportamentos antiéticos são aceitáveis. Procuramos testar esta possibilidade”, acrescentou, citado pelo PsyPost.

Um inquérito mostrou que as pessoas que acreditavam em teorias da conspiração eram mais propensas a participar em crimes menores, como pagar em dinheiro vivo para evitar impostos.

Além disso, a investigação mostrou que acreditar neste tipo de teorias aumenta a tendência para o chamado crime do dia-a-dia, como, por exemplo, tentar reembolsos ou compensações de uma loja quando não tinham direito a tê-los.

“As teorias da conspiração podem alterar normas sociais vinculadas ao que é considerado aceitável e apropriado”, destaca Jolley, em declarações ao PsyPost.

O autor principal do estudo realça que pode haver algumas lacunas na investigação, nomeadamente no que toca à honestidade das respostas dos participantes. Além disso, o foco foi mais centrado nas intenções das pessoas do que propriamente nas ações que levaram a cabo.

ZAP //

2 Comments

  1. coitados…

    sim pq acreditar nos pasquins MSM é que é bom, acreditar especialmente nas armas de destruição massiva que o sr Sadam possuía e que o MSM venderam, acreditar na fantochada dos pseudo-ataques químicos na Síria que os MSM venderam, acreditar nas fantochadas que levaram à destruição da Líbia que agora alimenta a invasão da Europa e que os MSM tão prontamente venderam.

    acreditar que o 11set2001 foi levado a cabo por uns muçulmanos muito religiosos e a viver em cavernas sem qq ajuda do MIC e da intelligence, acreditar que as torres caíram em queda livre especialmente a torre 7.

    tudo teorias da conspiração, que aliás o Termo de “teoria da conspiração” foi popularizado pela CIA para silenciar dissidência logo após o assassinato de JFK…

    mas claro são tudo coisas inventadas e que ui pasme-se quem investiga e pensa pela própria cabeça é perigoso segundo este pseudo-estudo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.