/

O “El Clásico” já ferve (e arrisca-se a ser um dos jogos mais importantes em anos)

2

Barcelona e Real Madrid disputam esta quarta-feira, dia 18, o primeiro “El Clásico” da temporada. A partida, que vai decorrer na capital catalã, pode ser um dos jogos mais importantes dos últimos anos devido às circunstâncias internas (desportivas) e externas que marcam o jogo. 

Ambas as equipas seguem para o clássico com igualdade pontual: Barcelona e Real Madrid somam 35 pontos à 16.ª jornada da liga espanhola e o jogo desta quarta-feira poderá definir quem vai assumir a liderança do campeonato.

Há nove anos que Barcelona e Real Madrid não chegava ao clássico, considerado um dos jogos mais importantes do campeonato, com o mesmo número de pontos.

Na memória estão também as partidas da época passada. No primeiro clássico de 2018/2019, a equipa catalã impôs um dura derrota ao Real Madrid: ganhou por 5-1. Coutinho (11), Suárez (30, 75, 83) e Vidal (87) marcaram os jogos dos catalães, num jogo que não contou com o argentino Lionel Messi. Do lado do Real Madrid, que era à época treinado por Lopetegui, Marcelo marcou aos 50 minutos.

Na segunda partida, o Barcelona voltou a levar a melhor, vencendo o Real Madrid por 1-0 em maio de 2019. Ivan Rakitic assinou o golo solitário no Santiago Bernabéu.

Instabilidade política

O clássico está também marcado por fatores externos, uma vez que ocorre pouco depois da série de confrontos na Catalunha que surgiram na sequência da decisão judicial de prisão efetiva de alguns políticos independentistas da região.

Em meados de outubro, o Supremo Tribunal ordenou a detenção efetiva de vários dirigentes políticos independentistas, com penas que vão até 13 anos de prisão. Os independentistas foram na sua maioria condenados por crime de sedição e desvio de fundos públicos, uma decisão esperada, que afasta o crime de rebelião defendido pelo Ministério Público, que tinha penas de prisão maiores.

Inicialmente, a partida estava agendada para 26 de outubro, na 10.ª jornada. Na altura, o El Clásico foi adiado devido à instabilidade política.

 

Equipas partilham mesmo hotel

Barcelona e Real Madrid vão concentrar-se no Sofía, hotel onde habitualmente ficam hospedados os adversários dos blaugrana, conta o desportivo Record. Apesar de estarem na mesma unidade hoteleira, não vão partilhar os mesmos espaços.

Antes da partida, as equipas seguem juntas para o Camp Nou, embora em autocarros distintos. De acordo com a imprensa espanhola, esta medida facilita o dispositivo de segurança que terá de ser instalado, uma vez que este é um dos jogos de maior risco.

Esta terá sido uma das estratégias adotadas para facilitar o trabalho das autoridades.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.