Morreu o general Jaruzelski, último Presidente comunista da Polónia

1

colasito77 / Flickr

Wojciech Jaruzelski, antigo Presidente da Polónia

Wojciech Jaruzelski, antigo Presidente da Polónia

O general Wojciech Jaruzelski, último Presidente da Polónia comunista, morreu este domingo, aos 91 anos, na sequência de um acidente vascular cerebral ocorrido há alguns dias, anunciou o antigo Presidente polaco Aleksander Kwasniewski.

Nascido em julho de 1923, Jaruzelski foi internado no hospital a 11 de maio, quando a sua saúde se degradou consideravelmente, já depois de nos últimos anos ter conseguido vencer um cancro e uma pneumonia.

Jaruzelski foi uma personalidade de relevo na vida militar e política da Polónia nas décadas de 70 a 90, tendo servido como ministro da Defesa em 1968, altura em que fazia parte da elite comunista que liderava a Polónia.

De 1981 a 1985 foi primeiro-ministro e depois presidente do Conselho de Estado entre 1985 e 1989, tendo chegado a Presidente em 1989, cargo que ocupou até ao ano seguinte.

Já na última década do século passado, facilitou a realização das primeiras eleições livres e a transição para a democracia, protagonizada por Lech Walesa e o seu sindicato Solidariedade.

Wojciech Jaruzelski foi acusado de vários crimes, inclusive por ter imposto a lei marcial, mas a Justiça polaca nunca o conseguiu condenar.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.