O matemático Robert Walker acredita que a Terra pode voltar a ser atingida por um asteróide com as dimensões daquele que aniquilou os dinossauros.
Há 66 milhões de anos, recorda a Sputnik News, o nosso planeta foi impactado por uma rocha espacial com cerca de 16 quilómetros de largura. O corpo rochoso ditou o fim da era dos dinossauros na Terra, segundo estimam cientistas.
Acredita-se, em média, que asteróides com estas mesmas dimensões atinjam a Terra a cada 100 milhões de anos. Tendo em conta que já passaram 66 milhões de anos desde o último impacto, Walker, citado pelo jornal britânico Express, estima que o fenómeno se possa voltar a repetir numa escala de tempo relativamente próxima.
A NASA contabilizou 90% dos Objetos Próximos da Terra (NEO) que têm mais de um quilómetro de comprimento e, por isso, podem representar perigo para a Terra.
Ou seja, faltam ainda rastrear 10% dos asteróides potencialmente perigosos.
Apesar do número de asteróides já rastreados, há uma possibilidade muito pequena de um destes corpos rochosos vir a causar danos na Terra: a probabilidade é de 1 em 300.000, segundo cálculos da agência espacial norte-americana.
Ainda assim, a NASA estuda de perto estes objetos. Mais recentemente, debruçou esforços no asteróide Bennu, que pode atingir a Terra nos próximos 120 anos. O próximo voo de aproximação é apontado para meados de 2135.
A missão da agência espacial a Bennu, um dos asteróides mais próximos do nosso planeta, deverá conseguir dados essenciais para melhorar os programas destinados para o acompanhamento e desvio destes corpos em rota de colisão com a Terra.
Estas estatísticas … faltar detectar 10% dos asteróides potencialmente perigosos… é uma estimação apenas com base teórica. É dito como se fosse uma verdade, e não o é!
Sem dúvida, estas pessoas não devem ter mais nada que fazer.
Sim eles fazem exatamente isso. Pesquisam o espaço para que amanhã talvez uma pedra dessas não caia nas nossas cabeças.
Ainda bem que existem seres humanos diferentes de você… senão, bem provavelmente, nossa Raça já estaria extinta.
Lá vem estes tipos com o “pode”. Tudo para obterem dinheiro limpo para usar em projetos sujos. Ainda pensam que enganam alguém? É como a missão a Marte que já nos andam a impingir há 30 anos…
Para morrer, basta estar vivo assim funciona o universo também, todos os planetas estão sujeitos a extinção, mas nunca saberemos exatamente quando, essas previsões só podem ser feitas se ele estiver na rota, e em uma distância relativamente pequena! Teorias não se aplicam mas sim fatos e cálculos.
Falei!
Não acredito que alguém ou alguma agência consiga prever algo dessa magnitude. Não há tecnologia desenvolvida e nem conhecimento para tanto. Nem chuvas de meteoros conseguem acertar!!! Há décadas venho seguindo as previsões. Não acertam nada!!!
Já devo estar aposentado. Se não houver outra reforma política…..
O Universo é uma caixinha surpresa que a qualquer momento pode explodir de tantas informações, o que acontece lá em cima é um mistério que nenhum cientista ou máquina conseguirá prever com antecedência e mesmo que se puder prever não há nenhum equipamento capaz de nos proteger.
Ora pois, este asteroide vai se dar mal, pq não tem mais nenhum dinossauro aqui.
Apenas aqui vim para ver os comentários…
Ou então não…