Asteróide do tamanho do que aniquilou os dinossauros pode vir a atingir novamente a Terra

12

O matemático Robert Walker acredita que a Terra pode voltar a ser atingida por um asteróide com as dimensões daquele que aniquilou os dinossauros.

Há 66 milhões de anos, recorda a Sputnik News, o nosso planeta foi impactado por uma rocha espacial com cerca de 16 quilómetros de largura. O corpo rochoso ditou o fim da era dos dinossauros na Terra, segundo estimam cientistas.

Acredita-se, em média, que asteróides com estas mesmas dimensões atinjam a Terra a cada 100 milhões de anos. Tendo em conta que já passaram 66 milhões de anos desde o último impacto, Walker, citado pelo jornal britânico Express, estima que o fenómeno se possa voltar a repetir numa escala de tempo relativamente próxima.

A NASA contabilizou 90% dos Objetos Próximos da Terra (NEO) que têm mais de um quilómetro de comprimento e, por isso, podem representar perigo para a Terra.

Ou seja, faltam ainda rastrear 10% dos asteróides potencialmente perigosos.

Apesar do número de asteróides já rastreados, há uma possibilidade muito pequena de um destes corpos rochosos vir a causar danos na Terra: a probabilidade é de 1 em 300.000, segundo cálculos da agência espacial norte-americana.

Ainda assim, a NASA estuda de perto estes objetos. Mais recentemente, debruçou esforços no asteróide Bennu, que pode atingir a Terra nos próximos 120 anos. O próximo voo de aproximação é apontado para meados de 2135.

A missão da agência espacial a Bennu, um dos asteróides mais próximos do nosso planeta, deverá conseguir dados essenciais para melhorar os programas destinados para o acompanhamento e desvio destes corpos em rota de colisão com a Terra.

ZAP //

12 Comments

  1. Estas estatísticas … faltar detectar 10% dos asteróides potencialmente perigosos… é uma estimação apenas com base teórica. É dito como se fosse uma verdade, e não o é!

  2. Lá vem estes tipos com o “pode”. Tudo para obterem dinheiro limpo para usar em projetos sujos. Ainda pensam que enganam alguém? É como a missão a Marte que já nos andam a impingir há 30 anos…

  3. Para morrer, basta estar vivo assim funciona o universo também, todos os planetas estão sujeitos a extinção, mas nunca saberemos exatamente quando, essas previsões só podem ser feitas se ele estiver na rota, e em uma distância relativamente pequena! Teorias não se aplicam mas sim fatos e cálculos.
    Falei!

  4. Não acredito que alguém ou alguma agência consiga prever algo dessa magnitude. Não há tecnologia desenvolvida e nem conhecimento para tanto. Nem chuvas de meteoros conseguem acertar!!! Há décadas venho seguindo as previsões. Não acertam nada!!!

  5. O Universo é uma caixinha surpresa que a qualquer momento pode explodir de tantas informações, o que acontece lá em cima é um mistério que nenhum cientista ou máquina conseguirá prever com antecedência e mesmo que se puder prever não há nenhum equipamento capaz de nos proteger.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.