/

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa.

“É um animal muito estranho, como um gato grande (…) Talvez seja um leão ou uma leoa, mas estamos a estudar e anunciaremos mais detalhes dentro de algumas semanas”, disse o ministro das antiguidades do Egito, Dr Khaled El-Enany, em declarações ao Express.

O ministro afirmou que a múmia foi escavada em Saqqara, uma cidade a sul do Cairo que foi uma grande necrópole na antiguidade e berço da famosa pirâmide de degraus.

Os arqueólogos encontram frequentemente gatos mumificados, mas a descoberta de um leão é rara. Em 2004, foi encontrado o primeiro esqueleto de leão, revelando o estatuto sagrado do animal durante tempos ancestrais.

O Ministério indicou que fornecerá mais informação sobre a descoberta numa conferência de imprensa a realizar depois de efetuar análises de radar.

O Egito intensificou a promoção dos seus tesouros arqueológicos na esperança de reavivar o setor do turismo, que recupera lentamente desde a revolta de 2011 que derrubou o regime de longa data Hosni Mubarak.

“Não sabemos exatamente quanto do antigo Egito está ainda debaixo de areia. Recobrimos algo novo todos os dias porque em todo o vale do Nilo há objetos [antigos]”.

“Todos os meses anunciamos uma grande descoberta. Temos em curso 300 missões no Egito, 250 das quais são estrangeiras. Estamos a descobrir coisas todos os dias e as grandes descobertas são sempre emocionantes”, disse, citado pelo mesmo jornal britânico.

ZAP // Lusa

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.