/

Cientistas encontraram a cidade bíblica onde se refugiou o rei David

2

Uma equipa de arqueólogos afirma ter encontrado em Israel a cidade filisteia de Ziklag, onde, segundo a Bíblia, se refugiou o ainda jovem David quando perseguido pelo rei Saul.

A cidade foi descoberta entre as cidade de Kiryat Gat e Laquis e foi o resultado de uma investigação conjunta de vários especialistas do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, da Autoridade de Antiguidades de Israel e da Universidade Macquarie, na Austrália. De acordo com o The Times of Israel as escavações começaram em 2015 e compreendida uma área de cerca de 1.000 metros quadrados.

No local foram encontradas grandes estruturas de pedra que remontam ao século XI e XII a.C e que possuem características típicas da cultura filisteia. Os cientistas conseguiram ainda extrair vasos em pedra e metal semelhantes aos já encontrados em antigos assentamentos filisteus em Ashdod, Ashkelon, Ekron e Gat.

Em cima das ruínas da cidade filisteia, que foi destruída por incêndio, os arqueólogos encontraram vestígios de um assentamento rural do século 10 a.C, época associada à figura bíblica de David. No mesmo local foram ainda descobertas dezenas de embarcações semelhantes às encontradas noutras cidades fortificadas na época naquela região.

Até então, os cientistas consideravam vários sítios arqueológicos para a possível localização de Ziklag. Agora, a nova investigação arqueológica veio esclarecer a situação.

De acordo com o diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, que é também o autor principal da investigação, Yosef Garfinkel, o lugar da nova descoberta é o único onde existem, para além de elementos filisteus, indícios da existência de um posterior assentamento hebreu.

“Em nenhum dos locais [sob análise] havia continuidade de assentamentos, fossem assentamentos filisteus ou outros do tempo de David”. Na nova localização, rematou, foram “encontradas evidências de ambos”.

Tendo em conta os elementos filisteus e as evidências de um assentamento posterior, os cientistas dizem ter encontrado a cidade bíblica onde David se escondeu.

Segundo conta a Bíblia, o ainda jovem David escondeu-se em Ziklag durante 14 meses, enquanto fugia do rei Saul, a quem viria depois a suceder. Enquanto Saul tentava matar David, que se tornou conhecido por ter derrotar o gigante filisteu Golias, a cidade foi destruída.

De acordo com as Escrituras, a cidade tornou-se depois num lugar de passagem para os judeus que estavam a voltar para a Babilónia.

ZAP //

2 Comments

  1. Uma pena que os filisteus, amorreus, amalequitas, amonitas, cananeus, jebuseus (fundadores de Jerusalém) e outros, foram exterminados num genocídio do ” Deus de Israel-Moises e Josué. Eles deixaram os vestígios.
    Em compensação, uns dois milhões andando 40 anos no deserto não deixou nem uma sola de sandálias na areia??

    • Particularmente, o que eles deixaram de mais interessante foi um monte de gente se achando sabida mas entrando em rage e fazendo tudo para descredibilizar algo que nem existe, rsrs! Chega a ser divertido ver o esforço! Se não aconteceu, simplesmente não se importe. Contestar o que não houve é que não dá, insano!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.