A Sardenha está a viver uma verdadeira praga bíblica, com milhões de gafanhotos a invadirem a ilha italiana. Está é a pior infestação na região dos últimos 60 anos.
“Isto começou há cerca de um mês. Eram pequenos mosquitos, que têm estado a crescer e estão a destruir tudo o que encontram pela frente“, disse Luigi Puggioni, um agricultor da ilha, cujas plantações foram altamente afetadas.
A invasão de gafanhotos é justificada pelo recente aumento das temperaturas, que atraem este tipo de insetos. Segundo a Euronews, a Federação italiana da Agricultura alerta que não há resolução para o problema e reporta que há mais de 2000 hectares de terreno agrícola afetados pela “praga” de gafanhotos.
Além de afetar as colheitas dos agricultores, as pastagens dos animais também estarão a ser afetadas, deixando-os sem alimento. O turismo da região também será altamente afetado por esta infestação.
Leonardo Salis, presidente de uma associação agrícola de Nuoro, na Sardenha, diz que os gafanhotos estão a devorar tudo o que encontram. “Contamos com as instituições a todos os níveis — municipal, provincial e regional — para enfrentar o problema, apesar de sabermos que estamos atrasados para a estação atual”, explicou, citado pela Sky News.
Face ao problema, os agricultores foram obrigados a usar fardos de feno de outras partes da ilha, o que aumenta os custos.
É habitual gafanhotos virem para a ilha nos meses de verão, mas raramente em quantidades tão elevadas. O jornal local La Nuova Sardegna diz que a infestação atingiu proporções “quase bíblicas”.