O SL Benfica é a 40ª marca mais valiosa do mundo do futebol no ranking elaborado pela conceituada Brand Finance. O FC Porto surge no 40º lugar das empresas mais valiosas.
O ranking da Brand Finance elege anualmente as 50 marcas mais valiosas do mundo do futebol. Pela primeira vez, o SL Benfica figura nesta lista, no 40º posto. O Real Madrid lidera o ranking, ultrapassando assim o Manchester United, que tinha ficado em primeiro no ano anterior.
E não é só neste top da Brand Finance que o SL Benfica aparece destacado. Os ‘encarnados’ ocupam a 26ª posição nas empresas mais valiosas — ranking em que o FC Porto também surge no 40º lugar. Os ‘dragões’ já são habituais nesta lista, apesar de este ano terem recuado três lugares.
Em ambos, o pódio é ocupado por Real Madrid, Barcelona e Manchester United. Apesar da saída de Cristiano Ronaldo dos ‘merengues’, o Real Madrid assume-se como uma força no futebol mundial. Contudo, assim como o Manchester United, os resultados desportivos não foram os melhores.
A equipa treinada por Zinédine Zidane está avaliada em 1,646 mil milhões de euros, crescendo 17% em relação ao ano anterior. Em sentido contrário, o Manchester United perdeu 13% do seu valor.
“O Real Madrid mostrou, este ano, quem lidera, verdadeiramente, o mundo do futebol. O clube mais bem-sucedido da história do futebol europeu está, finalmente, a colher os frutos de décadas de um espetacular desempenho fora do campo”, disse Bryn Anderson, diretor da Brand Finance, citado no relatório.
A concluir o top 10 estão equipas como Bayern Munique, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Paris Saint-Germain, Arsenal e Tottenham.
Juntamente com o SL Benfica, o Wolverhampton, o Olympique de Marselha, o Valência e o Colónia são as novas entradas no ranking. O Wolves, treinado por Nuno Espírito Santo entrou diretamente para o 28º lugar.
O campeonato inglês é a liga com a maior representatividade, seguida da liga espanhola e da alemã. Há ainda outros emblemas de Itália, França, Holanda, Escócia e Rússia.