/

Descobertos três novos gigantes gasosos (e estão a escaldar)

NASA EXOPLANETS

A NASA acaba de descobrir três planetas gigantes, gasosos e quentes nas proximidades de estrelas distantes. Os mundos recém-descobertos, semelhantes a Júpiter e Saturno, têm órbitas cujos períodos variam entre 1,5 e 4 dias.

Por estarem tão perto das suas estrelas, os novos mundos, que foram batizados de Qatar-8b, 9b e 10b, têm temperaturas que oscilam entre 791 e 1.698 graus Celsius.

Os exoplanetas foram descobertos em março por cientistas do Qatar Exoplanet Survey e os resultado foram esta semana disponibilizados para pré-visualização no arXiv.org.

A agência espacial norte-americana detalha que Qatar-8b, 9b e 10b são todos gigantes gasosos semelhantes a Júpiter e Saturno. No entanto, os recém-descobertos têm órbitas apertadas em torno das suas estrelas “progenitoras”.

Qatar-8b tem pouco mais de um terço da massa de Júpiter e é considerado um “Saturno quente”. O planeta demora menos de quatro dias para orbitar a sua estrela, que se encontra a cerca de 900 anos-luz da Terra.

Por sua vez, Qatar-9b, um “Júpiter quente”, leva apenas um dia e meio para completar um órbita, um “ano” neste planeta. Este gigante gasoso, com 1,2 vezes a massa de Júpiter, orbita uma estrela a 688 anos-luz de distância.

Qatar-10b tem um período orbital muito semelhante ao seu irmão “9-b” (1,6 dias) e é também um Júpiter quente. Curiosamente, é significativamente menos denso do que Júpiter, com apenas três quartos da sua massa. O planeta orbita uma estrela a mais de 1.700 anos-luz da Terra.

De acordo com a informação disponibilizada no site da NASA, estes três novos mundos elevam para 3.949 o número de planetas já confirmados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.