/

Brexit. May apela a Corbyn para chegarem a acordo de saída “rapidamente”

Andy Rain / EPA

Theresa May, primeira-ministra britânica

Theresa May sublinha a frustração que existe nos eleitores, visível na derrota infligida ao seu partido nas eleições locais. A primeira-ministra apelou a Jeremy Corbyn para chegarem “rapidamente” a um acordo.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, instou este domingo o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, a chegar “rapidamente” a um acordo que permita a concretização da saída do Reino Unido da União Europeia, três anos depois do referendo.

O apelo de Theresa May foi expressado através de um artigo publicado pelo jornal britânico “Mail on Sunday“, citado pela Agência France Presse, no qual a chefe de Governo alerta para a saturação dos britânicos perante a incapacidade dos dois principais partidos encontrarem uma forma de honrar o resultado do referendo.

No mesmo artigo, Theresa May sublinha a frustração que existe nos eleitores, visível na derrota infligida ao seu partido nas eleições locais, realizadas na quinta-feira, nas quais os conservadores tiveram o pior resultado dos últimos 24 anos.

Contudo, a primeira-ministra britânica ressalva que também os trabalhistas, principal partido da oposição, tiveram um mau resultado, associando esse facto ao impasse gerado em torno do processo do Brexit.

“Ao líder da oposição, eu digo: escutem o que disseram os eleitores nas eleições locais. Deixemos as nossas diferenças de lado e tentemos chegar a um acordo“, apela a líder conservadora.

“Não há como como escapar aos factos, por mais desconfortáveis que sejam”, disse May, após os maus resultados obtidos por ambos os partidos nas eleições locais. “Temos de encontrar uma maneira de romper o impasse”, acrescentou.

 

Trabalhistas acusam May de “má fé”

O Partido Trabalhista acusou este domingo Theresa May de estar de “má-fé” ao apelar a um rápido consenso para a concretização da saída do Reino Unido da União Europeia.

Em resposta ao pedido de May, um porta-voz dos trabalhistas, John McDonnell, citado pela agência France Press, afirmou que o partido ainda não tem confiança nesse acordo.

Os dois principais partidos do Reino Unido têm estado reunidos, desde abril, para chegar a um acordo sobre o Brexit, de forma a quebrar o impasse originado pela rejeição do documento na Câmara dos Comuns.

A saída do Reino Unido da União Europeia estava inicialmente prevista para o dia 29 de março, mas foi adiada para 31 de outubro, depois de ter sido aprovado um acordo de retirada no Parlamento britânico.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.