SpaceX fez voo histórico para levar astronautas da NASA até ao espaço

A cápsula espacial Crew Dragon da SpaceX, a empresa de Elon Musk, fez neste sábado, com sucesso, o seu primeiro voo de teste não-tripulado. Um passo decisivo com vista à missão de levar astronautas da NASA, a Agência Espacial Norte-americana, até ao espaço.

A Crew Dragon, a primeira cápsula espacial concebida para transportar humanos, levantou voo, pela primeira vez, do Centro Espacial Kennedy, na Florida, pelas 07:49 horas deste sábado. Sem tripulação a bordo, a cápsula foi impulsionada pelo foguetão Falcon 9 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em Inglês).

O lançamento correu sem incidentes e coloca a SpaceX mais perto de conseguir atingir um objectivo histórico – ter a primeira nave espacial comercial pronta para transportar astronautas da NASA até à órbita do espaço. Um passo que pode acabar com a dependência de longa data dos EUA da Rússia para o transporte de humanos até ao espaço.

Actualmente, a NASA precisa de recorrer a uma empresa aeroespacial russa para levar os seus elementos até ao espaço, depois de ter acabado com os transportes tripulados até à ISS. Um serviço que custa algo como 81 milhões de dólares por lugar.

A Crew Dragon rumou ao espaço sem tripulação a bordo, mas contando com um “astronauta experimental” baptizado “Ripley”, numa referência à personagem do filme de ficção científica “Alien”, em que Sigourney Weaver faz de Ellen Ripley.

Espera-se que a cápsula alcance a ISS às 11:05 horas de domingo, segundo a hora de Portugal Continental. Depois, ficará cerca de cinco dias na estação espacial, antes de voltar à Terra.

A primeira missão tripulada a bordo da cápsula da SpaceX está prevista para Julho e deverá levar os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley até ao espaço.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.